Helvécio Carlos
Helvécio Carlos
Com 30 anos dedicados ao jornalismo, com passagens por emissoras de rádio e assessoria de imprensa, é desde 2001 titular da coluna Hit, do jornal Estado de Minas. Entre 2011 e 2017 foi editor da revista Hit, publicação de lifestyle.
HIT

Conceição Evaristo se emociona ao descobrir obra de arte de tio em exposição

"Paisagem", de 1977, de Osvaldo Catarino Evaristo, foi identificada pela escritora e por Macaé Evaristo, filha do artista, em mostra na Casa Fiat

Publicidade

Mais lidas

Por essa, Conceição Evaristo não esperava. Homenageada na exposição “Arte brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, ela identificou, por acaso, que uma das obras do acervo é de autoria do tio, Osvaldo Catarino Evaristo, pai da deputada estadual Macaé Evaristo. A descoberta foi feita após a visita de Conceição e seus familiares à mostra, no mesmo dia em que ela era convidada do projeto Diálogos MAP.


• ALUNO DE GUIGNARD


Durante bate-papo com o curador da exposição, Marcelo Campos, com o coordenador do Museu de Arte da Pampulha (MAP), Rafael Perpétuo, e a diretora de Museus da FMC, Janaina Melo, Conceição comentava sobre o tio artista, que estudou com Guignard, quando identificou que a obra dele estava presente na exposição, assim como no acervo do Museu de Arte da Pampulha. Conceição Evaristo, acompanhada de Macaé Evaristo e das netas de Osvaldo, ficou emocionada ao ver de perto a obra do artista. A história de Osvaldo Catarino Evaristo está sendo pesquisada por uma de suas netas.

 


• NO ACERVO


O inventário do Museu de Arte da Pampulha tem registradas duas obras de Catarino, como era conhecido. "Peixe", nanquim sobre papel, 35x50cm, e "Paisagem", de 1977, guache sobre papel, 30x40cm, que pode ser vista na exposição da Casa Fiat. "(A obra) É testemunho poderoso da urgência de revero acervo e avançar nas pesquisas sobre o que o modernismo brasileiro invisibilizou e que a ancestralidade nos trouxe de volta”, observou Marcelo Campos.


• IDENTIDADE CULTURAL


Para a secretária de Cultura de BH, Eliane Parreiras, esse foi um dos momentos mais emocionantes da exposição. “Descobrir a história desse artista e de suas obras, a partir da exposição, mostra a coerência e a verdade da curadoria de Marcelo Campos e Priscila Freire, e a importância desse caminho de jogar luz sobre uma produção artística tão fundamental de nossa identidade cultural.” Osvaldo Catarino Evaristo foi poeta, pintor, escultor, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial e funcionário da Secretaria de Educação de Minas Gerais. O artista foi aluno dos cursos livres ministrados por Alberto da Veiga Guignard, na Escolinha do Parque Municipal, em Belo Horizonte.


• DIÁLOGOS MAP


A roda de conversa da escritora Conceição Evaristo com Marcelo Campos reuniu cerca de 250 pessoas. Para conduzir o bate-papo, Marcelo retomou diversos pontos importantes da escrevivência de Conceição: do nascimento ao espanto com a designação parda em sua certidão de nascimento, a relação com a mãe, tias e tios, irmãs e irmãos, o gosto por ser educadora. O impacto da leitura de “Quarto de despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus. As memórias do ambiente escolar na infância e as práticas pedagógicas que promoviam exclusão e segregação social. A literatura sobre a dor e como cura, o gosto pelas bibliotecas e também a consciência racial aprendidas em casa com seu tio Osvaldo Catarino Evaristo.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

-helvecio-carlos- bh cultura minas-gerais

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay