Jaeci Carvalho
Jaeci Carvalho
Coluna do Jaeci

Os medalhões que a Europa manda embora são utilíssimos no Brasil

Qual o garoto da base do Flamengo, Fluminense, São Paulo, Atlético que estará motivado para jogar no time de cima?

Publicidade

Mais lidas

 

Quando você percebe que 10 anos depois do maior vexame da Seleção Brasileira, os 7 a 1, aplicados pela Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão, vários jogadores daquele fracasso são ídolos no Brasil, você constata que o nosso futebol está mesmo na lama.

 

Alguns dizem que esqueceram, mas, eu, jamais. Acompanho o time canarinho pelos quatro cantos do mundo há 40 anos, e nas três primeiras Copas, in loco, o Brasil chegou em três finais, campeão em 1994, vice-campeão na França, e campeão no Japão e Coreia. Sou um privilegiado, assim como todos da minha geração, que viram os fantásticos jogadores. Mas eu também estava no Gigante da Pampulha na maior derrota da nossa história, e vi crianças, senhoras, senhores, chorando e humilhados por Felipão e cia. Eu trocaria qualquer um dos cinco títulos mundiais para não ter sido goleado por 7 a 1. Não esqueço, faço questão de relembrar, e, mais que isso: os próprios fracassados daquele desastre nos relembram a cada rodada do Brasileirão.

 


Daquela turma fracassada e que protagonizou o maior vexame de nossa história, temos em ação no Brasileirão os seguintes jogadores: David Luiz (Flamengo), Marcelo (Fluminense), Luiz Gustavo (São Paulo), Fernandinho (Athletico), Bernard e Hulk (Atlético). Júlio César e Maicon estão aposentados, Dante joga na quarta divisão da Alemanha e Oscar joga na China. Fred também se aposentou. Ainda tinha Thiago Silva (Fluminense), que não jogou, pois estava suspenso. Esse era o time titular.

 

 

Desses todos aí, apenas Hulk justifica o alto salário, pois é ídolo da torcida alvinegra, e realmente tem se destacado. Mas, vale lembrar que em 49 jogos oficiais pela Seleção Brasileira não marcou nenhum gol. Tem 11 gols em amistosos e um pela Seleção Olímpica vice-campeã em Londres, na derrota por 2 a 1 para o México. E vale lembrar também que Hulk nunca jogou num gigante europeu. Teve excelente participação no Porto, mas não ganhou Champions League, e jogou no Zenit, da Rússia, e na China. Mas, no futebol brasileiro, depois de um péssimo começo, onde pensou em rescindir seu contrato, segundo ele mesmo declarou ao Esporte Espetacular, é destaque. Vejam como estamos carentes. Dez anos depois, o ataque do Galo é o da Seleção que tomou de 7, com Bernard e Hulk.


Aí eu pergunto: qual o garoto da base do Flamengo, Fluminense, São Paulo, Athletico, Atlético que vai estar motivado para jogar no time de cima? Se 10 anos depois do maior fracasso da nossa história, a Europa, que chupou o caldo da “laranja”, manda os “bagaços” embora e eles são ídolos e titulares em suas equipes? Aí está o grande problema do futebol brasileiro. Não se valoriza mais as divisões de base.

 

 

Será que o Flamengo não tem um zagueiro em suas categorias inferiores, melhor que Davi Luiz? O Fluminense não tem em Xerém um zagueiro e um lateral-esquerdo melhor que Thiago Silva e Marcelo? O São Paulo não tem um volante melhor que Luiz Gustavo? O Athletico não tem um volante melhor que Luiz Gustavo? O Atlético não tem um jogador melhor que Bernard e Hulk? Realmente estamos na lama e com o pior futebol do planeta bola, não à toa, dividimos a quinta posição nas Eliminatórias com a Venezuela, do ditador Maduro, onde o esporte mais popular é o beisebol.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


Estamos na contramão da história, com uma CBF falida, moralmente, pois financeiramente parece uma instituição financeira, dirigentes amadores, técnicos fracos, ex-jogadores em atividade, repatriados, e uma arbitragem caótica. O que mais falta para colocarem a pá de cal no nosso futebol?

 

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

brasil futebol selecao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay