Pablo Oliveira
Pablo Oliveira
Pablo Oliveira é jornalista e iniciou sua carreira como assessor de imprensa, atuando com artistas e projetos culturais. Durante a pandemia, migrou para o jornalismo de entretenimento, assinando colunas nos portais UOL e IG Gente. Atualmente, é colunista
Pablo Oliveira

Ex-zagueiro do Corinthians morre aos 65 anos

Ídolo do Timão e herói do São Paulo no Brasileirão de 1986 enfrentava complicações renais crônicas desde 2019 e não resistiu após quatro anos de transplante

Publicidade

Mais lidas

Uma das figuras mais emblemáticas do futebol brasileiro na década de 1980, Wagner Basílio faleceu na última terça-feira, 15, em São Paulo, aos 65 anos. O ex-jogador travava uma dura batalha contra a insuficiência renal desde 2019 e havia passado por um transplante de rim em 2021, no Hospital do Rim, na Vila Clementino. Mesmo após o sucesso inicial da cirurgia, as consequências da doença o fragilizaram nos anos seguintes, culminando em sua morte.

Formado nas categorias de base do Corinthians, o zagueiro foi revelado nos anos finais da década de 1970 e não demorou a se firmar entre os titulares. Entre 1979 e 1985, acumulou 258 partidas pelo clube e conquistou três títulos do Campeonato Paulista — 1979, 1982 e 1983 — em plena efervescência da chamada Democracia Corintiana, período histórico em que o futebol e a política se misturaram nos bastidores do Parque São Jorge.

O herói improvável do título brasileiro do São Paulo

Após deixar o Timão, Basílio trocou de lado no clássico e foi para o São Paulo Futebol Clube, onde viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Em 1986, na final do Campeonato Brasileiro, coube a ele bater o pênalti decisivo na disputa contra o Guarani, selando a vitória e garantindo o troféu para o clube do Morumbi. Foi eternizado como herói tricolor e ainda fez parte da conquista do Paulistão de 1987, acumulando 96 partidas e 4 gols pelo São Paulo.

Passagem pelo Nordeste e encerramento da carreira

Após uma breve passagem pelo Coritiba, o zagueiro seguiu emprestado ao Sport Recife antes de ser contratado pelo Bahia, clube que defendeu entre 1989 e 1992. Lá, voltou a brilhar: disputou 89 partidas, marcou 3 gols — todos em cobranças de falta — e foi campeão baiano em 1991. Foi peça importante na campanha que levou o Tricolor Baiano à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1990.

Reconhecimento e legado

Além de seu sucesso nos clubes, Wagner Basílio também foi convocado para a Seleção Brasileira, reforçando seu status como um dos grandes nomes da zaga nacional em sua geração. Dentro e fora de campo, sempre foi lembrado pela disciplina, liderança e precisão nos lances decisivos.

The post Ex-zagueiro do Corinthians morre aos 65 anos appeared first on Super Rádio Tupi.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay