
Brasil vai ganhar 118 novas salas de cinema
Promessa é da ministra de Cultura, Margareth Menezes, durante a mostra de Tiradentes. Para ela, abertura ajudará a baratear o preço dos ingressos
compartilhe
Siga noA ministra da Cultura, Margareth Menezes, informou que 118 novas salas de cinema serão abertas este ano no país, por meio do financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O anúncio ocorreu neste sábado (20/1), durante fórum promovido pela Mostra de Cinema de Tiradentes, na cidade histórica mineira.
Sem entrar em muitos detalhes, Margareth Menezes disse que as salas serão abertas em 11 estados. A ministra dividiu a mesa com Joelma Gonzaga, secretária nacional do Audiovisual; Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil; Jarbas Soares Júnior, procurador-geral do estado de Minas Gerais; Fabrício Noronha, secretário de estado de Cultura do Espírito Santo; Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte; e Pablo Soares Pires, assessor do audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
“Nós estamos, sim, querendo ampliar a parte de educação no cinema brasileiro. Se estamos fomentando a produção, nós temos que criar (oportunidades para exibição) também”, disse a ministra.
“É necessário incluir a participação e o fomento. Trazer oportunidade para todos os brasileiros e brasileiras em todas as regiões, todos os lugares deste país. Existe cultura em todos os lugares do país, todos os cidadãos, trabalhadores e trabalhadoras da cultura merecem a oportunidade de ter acesso ao fomento, de ter acesso a esse apoio”, emendou.
20/01/2024 - 08:16 Lei Rouanet é indispensável, diz Claudia Raia, agora na pele de Tarsila do Amaral 20/01/2024 - 17:09 Djonga leva Arena Hall ao delírio na estreia da turnê "Inocente 'demotape" 20/01/2024 - 19:31 Filmes mineiros são destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes
Cinema democratizado
Depois de participar do debate, Margareth Menezes disse ao Estado de Minas que está animada com a iniciativa. Ela espera que, com o número maior de salas, os preços dos ingressos devem cair, democratizando o acesso ao cinema.
“Acho que, a partir do momento em que a gente começa a fazer um movimento para trazer mais o público brasileiro para as salas de cinema, para assistir à nossa produção, tudo é possível. Então, acho que com essa ampliação do mercado, a contrapartida será realmente de baratear (o preço dos ingressos)”, afirmou.
A Mostra de Cinema de Tiradentes começou na sexta-feira (19/1) e prossegue até o próximo sábado (27/1), com sessões gratuitas de 145 filmes de 20 estados brasileiros.
27ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Até 27/1, na cidade histórica de Tiradentes. Informações no site: mostratiradentes.com.br
*O jornalista viajou a convite da Universo Produção