
Maria Teresa Madeira encerra o 3º Festival de Piano & Canto, em Ouro Preto
Pianista se apresenta neste sábado (20/4), às 19h, com entrada franca, na escola Saramenha. Coral de Ouro Preto, regido por Edésio Lara, faz recital às 20h30
compartilhe
Siga noNeste sábado (20/4), o 3º Festival de Piano & Canto leva à escola Saramenha, em Ouro Preto, a pianista carioca Maria Teresa Madeira. Especialista nas obras de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, ela apresenta o concerto “Sarau brasileiro”, às 19h.
Regido pelo maestro Edésio Lara, o Coral de Ouro Preto sobe ao palco às 20h30. O evento tem entrada franca, sem a necessidade de retirada de convites.
20/04/2024 - 04:00 "Poemas de muro e amor" ganha segunda edição com exemplares únicos 20/04/2024 - 04:00 Orquestra Sinfônica do Espírito Santo toca hoje na Sala Minas Gerais 20/04/2024 - 04:00 Nova Orquestra toca pagode dos anos 1990 em shows em Nova Lima e BH
No local, está em cartaz a exposição de painéis em azulejaria do pernambucano Manuel Dantas Suassuna, pintor, desenhista, gravador e ceramista, filho do escritor Ariano Suassuna (1927-2014).
Os painéis foram produzidos pela Saramenha Artes e Ofícios, instituição mineira voltada para a difusão de atividades culturais como shows, exposições e residências artísticas, sob direção de Paulo Rogério Ayres Lage.
Painel de azulejos criado pelo pernambucano Manuel Dantas Suassuna
Nos últimos dias, Maria Teresa Madeira coordenou oficinas no festival, desenvolvendo com os alunos o tema “O piano na música brasileira”.
Bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a carioca é mestre em música pela Universidade de Iowa (EUA) e doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Leia também: Em 2023, festival levou o violoncelista Antonio Meneses e o pianista Cristian Budu a Saramenha
Solista requisitada por orquestras brasileiras e estrangeiras, Maria Teresa foi premiada por realizar o primeiro registro fonográfico da obra completa de Ernesto Nazareth (1863-1934).
Resgate
Na área de canto, Paulo Rogério Lage buscou resgatar o Coral de Ouro Preto, grupo da cidade histórica mineira. Convidou para o festival o professor Edésio Lara, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que preserva o acervo do fundador do coral, maestro Ubirajara Quaranta Cabral, que teve papel de destaque no cenário musical das décadas de 1950 e 1960.
O festival é promovido pela Palco Marketing Cultural, com patrocínio da Supermix Concreto e da Somix Concreto, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Ouro Preto, Hotel Colonial, 3A Soluções e Rádio Província FM.
3º FESTIVAL DE PIANO & CANTO
Neste sábado (20/4), na Arena Ayres Lage da Escola Saramenha de Artes e Ofícios (Km 85 da Rodovia dos Inconfidentes, Santo Amaro do Botafogo, Ouro Preto). Às 19h, concerto de Maria Teresa Madeira; às 20h, Coral de Ouro Preto. Entrada franca.