Ramson Canyon é uma pequena cidade do Texas (EUA). Tranquilo e residencial, o local serviu de inspiração para o romance escrito por Jodi Thomas e para a adaptação homônima lançada pela Netflix.


No entanto, em “Ramson Canyon”, a cidade ganha outro tom. Fazendas, cowboys, ganância e intrigas são o pano de fundo para a história de três grandes famílias donas de terras. Capitão Fuller (James Brolin), Davis (Eoin Macken) e o protagonista Staten Kirkland (Josh Duhamel) são os donos da cidade, e as decisões deles definem o futuro.


A Companhia de Abastecimento de Austin está oferecendo milhões aos fazendeiros que venderem suas terras, permitindo a construção de um aqueduto. Staten e o Capitão são contra a ideia e não querem abrir mão de tudo o que eles e seus antepassados construíram. Davis, por outro lado, visa o lucro, mas depende dos outros poderosos para fechar o acordo.


Conflitos


Essa é apenas um dos motivos de conflito entre eles. Staten era casado e teve um filho com a irmã de Davis, mas ela morreu após lutar contra uma doença. Viúvo, ele percebe que está apaixonado por Quinn (Minka Kelly), que era a melhor amiga de sua esposa e por quem Davis também tem interesse.


Quinn é dona de uma salão de dança, faz sabonetes de lavanda e ainda é pianista. Ao descobrir a doença da amiga, abandonou a carreira em uma orquestra em Nova York para cuidar dela e de Staten.


A paixão entre os dois é clara desde o início, mas o luto pela esposa e pelo filho – que morre no início do primeiro episódio – impede o protagonista de se abrir a novos relacionamentos.


No disputa pela mão de Quinn, Staten e Davis tomam tanto atitudes corretas quanto outras questionáveis, mas quando se trata da venda das terras, a série segue a clássica estrutura de heróis versus vilões dos faroestes.


Davis é sorrateiro e, para conseguir o dinheiro a qualquer custo, está em constantes conversas secretas com infiltrados nas outras famílias. Até no figurino, assinado por Olivia Miles, os ternos e suéteres engomados reforçam o caráter ardiloso e esnobe do antagonista.


O personagem mais ambíguo da série é Yancy Grey (Jack Schumacher). Inicialmente, ele é um ex-presidiário que trabalha para Davis e quer destruir a vida do Capitão. Após conhecer Ellie (Marianly Tejada), ele revela que, na verdade, é neto do poderoso. Seu desejo de vingança é motivado pelo abandono de sua mãe que, quando perdeu o marido, pediu apoio para o sogro e foi rejeitada.


Com a cidade como foco, “Ransom Canyon” aborda uma ampla gama de personagens entrelaçados, incluindo uma participação de Dan Reynolds, vocalista da banda Imagine Dragons. Além das histórias dos adultos, a trama segue a tendência de séries recentes da Netflix e acompanha um núcleo de adolescentes, que vivem o primeiro amor e tomam decisões importantes sobre o futuro.

'Amém' (2002), do diretor franco-grego Costa-Gavras, inspirado no livro 'O vigário' (1963), de Rolf Hochhut, ganhou o César, maior prêmio do cinema francês, de Melhor Roteiro. Durante a Segunda Guerra, um químico contratado pelos nazistas descobre a realidade das câmaras de gás. Em vão, ele tenta, com a ajuda de um jesuíta (Mathieu Kassovitz, foto), alertar o papa Pio XII para o horror nos campos de concentração. O filme mostra o papa covarde e seu silêncio cúmplice sobre os crimes nazistas. A tese, contudo, é matizada pelo Vaticano e alguns historiadores, que lembram que Pio XII rompeu seu silêncio três vezes e contribuiu para o resgate de dezenas de milhares de judeus, especialmente na Itália. DVD à venda no site amazon.com.br Reprodução
'Habemus papam/Temos papa' (2011), filme do italiano Nanni Moretti apresentado no Festival de Cannes, surpreendeu ao narrar a eleição de um papa relutante em assumir o cargo, dois anos antes da renúncia de Bento XVI. Enquanto a fumaça branca se eleva do Vaticano, sinal do desfecho do conclave, os fiéis se apressam para ver o novo papa, mas a moldura da janela permanece vazia. De repente, ouve-se um grito. Aterrorizado, o cardeal Melville (Michel Piccoli, foto) se recusa a assumir seu novo papel. Até decide recorrer ao psicanalista para acompanhá-lo em sua nova missão. Disponível nas plataformas Amazon Prime e Apple TV. Prime Video/reprodução
A série 'The new pope' (2020) é a continuidade de 'The young pope'. É eleito o novo papa, João Paulo III (John Malkovich, foto), enquanto Pio XIII (Judie Law) está em coma. Desta vez, o diretor Paolo Sorrentino dá ênfase às personagens femininas, especialmente a diretora de comunicação da Santa Sé, interpretada pela atriz francesa Cécile de France. Produção da HBO. HBO/reprodução
'The young pope' (2016), série de 10 episódios dirigida pelo italiano Paolo Sorrentino, traz Jude Law (foto) como o ítalo-americano Lenny Belardo, que acaba de ser eleito papa para surpresa geral. Se os cardeais acham que haviam escolhido um sumo pontífice facilmente manipulável, Pio XIII mostra uma personalidade atormentada, maquiavélica e desconcertante. Ultraconservador, bebe Coca-Cola de cereja, fuma nos salões do Vaticano e luta com o trauma de ter sido abandonado quando criança. Disponível no Prime Video. Gianni Fiorito/HBO/divulgação
'Dois papas' (2019), dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, remete à renúncia do alemão Bento XVI, em 2013. O longa de ficção imagina um duelo verbal entre Anthony Hopkins, interpretando um papa alemão muito mais autoritário que seu tímido modelo, e Jonathan Pryce (foto), no papel do futuro papa argentino que deseja ensiná-lo a dançar tango. Os dois homens superam suas diferenças graças à música de Bento, pianista, e à paixão de Francisco pelo futebol. Disponível na plataforma Netflix. Netflix/divulgação
'Conclave' (2024), do diretor alemão Edward Berger, segue a escolha de um novo papa, entre traições e mentiras. Indicado em oito categorias, levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2025. Ralph Fiennes (foto) interpreta o cardeal Lawrence, encarregado de organizar o conclave, assembleia de cardeais que elege o próximo sumo pontífice após a morte do papa. No mundo clerical, todos se conhecem e os rancores são tenazes. Adaptado do romance do britânico Robert Harris, o filme escala as tensões até um inesperado final. Disponível na plataforma Amazon Prime. Diamond Films/divulgação


Entre romances e paisagens de campos abertos, a atração ainda envolve um complicado caso policial. A morte do filho de Staten, que parecia resultado de um acidente de carro, ganha uma reviravolta quando o protagonista descobre que havia outro motorista no local. Na investigação do caso, repleto de suspeitos, muitos mistérios vêm à tona. 

“RAMSON CANYON”
A série, com 10 episódios, está disponível na Netflix.

*Estagiária sob supervisão da editora Silvana Arantes

RECAP

“Wandinha” de volta em agosto
O lançamento da segunda temporada de “Wandinha”, dirigida por Tim Burton, será dividido em duas partes, com episódios lançados em 6 de agosto e em 3 de setembro.

No trailer divulgado pela Netflix, Wandinha (Jenna Ortega) investiga novos mistérios na Academia Nevermore, ao lado da família e da amiga Enid (Emma Myers). Lady Gaga também integra o elenco neste novo ano.

Sônia Braga escalada para “M.I.A”
“M.I.A”, nova série de suspense da plataforma de streaming Peacock, escalou mais quatro atores, entre eles a brasileira Sonia Braga. Na trama, Etta Tiger Jonze (Shannon Gisela) está envolvida com o tráfico de drogas. Em um acordo complicado, ela vê todos da família serem assassinados e embarca em uma jornada de vingança.

“As patricinhas de Beverly Hills” ganha adaptação para série
A comédia romântica que marcou os anos 1990 terá uma continuação seriada produzida pela Peacock. O roteiro ainda não foi confirmado, mas deixa de ser a ideia inicial de um mistério com foco na amiga da protagonista. Alicia Silverstone está confirmada no papel de Cher Horowitz.

Baixa no elenco de “Emily em Paris”
A atriz francesa Camille Razat, que interpretava Camille em “Emily em Paris”, anunciou sua saída da série. “Pareceu o momento certo para explorar novos horizontes”, disse ela em publicação nas redes sociais. Na atração, Camille era namorada de Gabriel (Lucas Bravo) e amiga de Emily (Lily Collins).

próximos episódios

“Um homem decente”
Neste thriller psicológico, Pawel (Krzysztof Czeczot) é um homem correto. Tem um bom casamento, se dá bem com o filho e se destaca na carreira de cirurgião cardíaco. Um dia, seu filho é espancado na escola de forma brutal e, enquanto tenta resolver a situação, Pawel toma uma decisão exagerada que pode prejudicá-lo mais do que imagina.
NESTA SEXTA (25/4), NO MAX

“Chef’s table: Lendas”
Na edição especial de 10 anos da franquia de programas de culinária, a série documental homenageia quatro chefs que revolucionaram a gastronomia em seus países e no mundo. Alice Waters, Thomas Keller, Jamie Oliver e José Andrés são destaque dos novos episódios.
SEGUNDA (28/4), NA NETFLIX

“Caso Jean Charles: Um brasileiro morto por engano”
Em 2005, o mineiro Jean Charles de Menezes, enquanto ia para o trabalho, foi confundido por terroristas e morto a tiros pela polícia inglesa. Em busca de justiça, a família do brasileiro precisou lutar contra omissões e preconceitos. A série aborda a tragédia em quatro episódios, com o brasileiro Edison Alcaide interpretando o protagonista.
QUARTA (30/4), NO DISNEY +

“O eternauta”
A ficção científica argentina estrelada por Ricardo Darín é inspirada na HQ homônima de Héctor Germán Oesterheld. Na trama, Darín é um roteirista de quadrinhos que recebe uma visita de um viajante do tempo. Ele revela que, no futuro, o mundo será contaminado por uma neve radioativa e, após a morte de parte da população, alienígenas começam a invadir a Terra.
QUARTA (30/4), NA NETFLIX

“Carême - O rebelde da culinária”
Antonin Carême (Benjamin Voisin) foi um jovem de vida humilde em Paris e transformou sua paixão pela culinária em um império gastronômico. Além de ser o primeiro chef famoso do mundo, ele conquistou políticos franceses e foi usado como espião do país durante a era Napoleônica.
QUARTA (30/4), NO APPLE TV+

compartilhe