O Arraiá da Liberdade é mistura de tradição com o contemporâneo. A terceira edição do evento gratuito será realizada nos jardins do Palácio da Liberdade, de sexta-feira (27/6) a domingo (29/6), com programação que inclui shows, oficinas, exposições, projeções visuais e comidas típicas.

Grupos tradicionais da quadrilha profissional mineira participam do evento, como as companhias Milho Verde, Sangê de Minas e Junina Tradição Mineira. Entre as atrações  estão nomes contemporâneos da cultura junina, como o grupo Tutu com Tacacá, que une a música mineira à nortista, e o bloco Pisa na Fulô, que troca as canções carnavalescas pelo repertório da sanfona e da zabumba.

Milena Lago, diretora de programação da Fundação Clóvis Salgado, é curadora do arraial pela segunda vez, após atuar na edição do ano passado, realizada no Palácio das Artes. Ela afirma que a união dos dois núcleos permite valorizar os novos nomes da cena mineira e, ao mesmo tempo, honrar as companhias que movimentam a festa de São João há anos.

“O Palácio da Liberdade tem a cara do patrimônio cultural, material e imaterial de Minas Gerais. Ele espelha a valorização da cultura mineira por meio da tradição e da história. No entanto, também está com as portas cada vez mais abertas para a população da cidade. Isso nos demanda sempre buscar programações modernas e contemporâneas”, diz Milena Lago.

No domingo (29/6), às 18h, Izabella Brant se apresenta com repertório de forró, xote, baião e cancioneiro brasileiro, além de músicas autorais e latino-americanas.

Izabella era líder da banda mineira Menina do Céu, cujas canções também estarão no show. A artista se mudou para o Rio de Janeiro em 2012, mas retornou a Belo Horizonte no ano passado, quando começou a construir a carreira solo. A apresentação deste fim de semana marca um ano da nova fase, que começou no São João de 2024.

“Costumo dizer que tirei a licença de felicidade, porque tive a condição de cuidar dos filhos e também dos meus pais enquanto estavam doentes. Depois desse ato, voltei para cá e as coisas foram acontecendo de modo que eu retornasse à carreira solo logo na temporada junina”, comenta a cantora Izabella Brant.

Durante o São João, Izabella retoma o foco no forró e ritmos nordestinos, mas inclui na apresentação as referências utilizadas para os projetos futuros. Em 2024, a artista lançou o EP “Anunciação” e, agora, projeta seu primeiro álbum solo.

O foco principal será seguir com composições autorais no ritmo da MPB, sem excluir as influências latino-americanas que a conquistaram recentemente. Por isso, no fim de semana em que Raul Seixas completaria 80 anos, Izabella cantará as canções do “Maluco Beleza”, além de músicas da banda Secos & Molhados e da argentina Natalia Forcada.

A programação do Arraiá da Liberdade inclui uma parceria com o projeto Gato do Entardecer, do bloco Gato Escaldado. Esse núcleo apresentará a exposição “A história da chita”, que homenageia o tradicional tecido usado nas festas juninas com fotos, recortes de roupas históricas e a exibição do documentário “De Minas a Paris!”.

No evento, também será exibido o documentário “Caminho da roça”, que destaca a riqueza das festas juninas e sua importância para Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO

HOJE (27/6)

18h: Abertura oficial do Arraiá
18h30: Quadrilha profissional – Milho Verde
19h: Show - Bloco Gato Escaldado
20h30: Show - Tutu com Tacacá

SÁBADO (28/6)

14h: Abertura da exposição “A história da chita”
17h: Quadrilha profissional – Junina Tradição Mineira
17h30: Exibição do documentário “De Minas a Paris!”
18h: Exibição do documentário “Caminho da roça”
19h30: Quadrilha profissional – Junina Florescer
20h30: Show - Pisa na Fulô

DOMINGO (29/6)

16h: Quadrilha profissional – São Mateus
17h30: Quadrilha profissional – Pipoca Doce
18h: Show - Izabella Brant
19h30: Encerramento com quadrilha profissional – Sangê de Minas

“ARRAIÁ DA LIBERDADE 2025”

Nesta sexta-feira (27/6), das 18h às 22h; sábado (28/6), das 14h às 22h; e domingo (29/6), das 14h às 20h. Nos jardins do Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários). Entrada franca.

Outras juninas

>>> ARRAIÁ DE INVERNO

Neste sábado (28/6), a partir das 14h, será realizada a primeira edição do Arraiá de Inverno na Praça JK (Av. dos Bandeirantes, 240, Sion). As atrações do evento serão os sertanejos Rick e Nogueira, o cantor Índio, o DJ DH e o Trio Virgulino, com canções de forró. No cardápio, haverá uma variedade de salgados, doces e bebidas típicas tanto das festas juninas quanto do inverno, como espetinhos, caldos, pastéis, canjica, quentão, fondues e vinhos. Ingressos: R$ 25, à venda na plataforma Sympla. Até às 15h30, a entrada é gratuita, com retirada de ingresso na plataforma de venda.

>>> ARRAIÁ DE SANTÊ

A Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, sedia neste fim de semana o Arraiá de Santê. O evento de São João será realizado na sexta-feira (27/6), a partir das 17h, e no sábado (28/6), a partir das 12h. As atrações do primeiro dia serão o Betão Show e a banda Legião Urbana Cover. No sábado, se apresentam o grupo Putzgrilla, o cantor Marcelo Liverpool e a banda Ponto 80, além de quadrilha profissional, às 20h. O cardápio inclui comidas típicas, como canjica doce, quentão, milho verde, maçã do amor e caldos. Entrada gratuita.

* Estagiária sob supervisão do editor Enio Greco

compartilhe