Formada pela UFMG, atua no jornalismo desde 2014 e tem experiência como editora e repórter. Trabalhou na Rádio UFMG e na Faculdade de Medicina da UFMG. Faz parte da editoria de Distribuição de Conteúdo / Redes Sociais do Estado de Minas desde 2022
Jovem planejou ataque no primeiro show da turnê do Oasis crédito: AFP
No último dia 4 de julho, a banda Oasis subiu ao palco do Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales, para o primeiro show da turnê de reunião. Tudo correu bem, por pouco. De acordo com as autoridades de Londres, um adolescente de 17 anos planejava um ataque violento durante a apresentação.
O garoto, que não teve a identidade revelada, foi levado ao Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres. De acordo com a polícia, o jovem se inspirou no ataque em Southport em 2023, que deixou três meninas mortas.
Segundo a promotoria, ele teria dito a amigos que planejava um ataque no estilo de Axel Rudakubana, responsável pelo assassinato das crianças durante uma oficina de dança com tema de Taylor Swift em Southport. As vítimas tinham entre seis e nove anos, e o caso chocou o Reino Unido.
As investigações indicam que o adolescente pesquisou na internet sobre facas grandes, enviando imagens a amigos e perguntando se as armas eram adequadas. Em seu celular, foram encontrados arquivos com um manual de treinamento da Al-Qaeda e um bilhete intitulado "locais para atacar", que listava uma escola de dança próxima à sua residência, além de sua própria escola como possíveis alvos.
De acordo com a promotoria, o garoto planejava uma viagem para Cardiff no show. Ele também mencionou que tinha intenção de agir na estreia da turnê, evento que marcou a volta da banda após anos separada.
As suspeitas ganharam força após ele comentar sobre suas intenções durante uma sessão com um terapeuta, marcada por recomendação da própria família, preocupada com seu comportamento. A declaração levou o profissional a denunciar o caso às autoridades. Pouco antes, ele já havia sido denunciado por um contato no Snapchat, com quem compartilhou elogios ao massacre de Southport e imagens ofensivas envolvendo o nome do assassino.
O Google divulgou quais os músicos mais pesquisados no Reino Unido em 2024. E a liderança ficou com o Oasis, banda que anunciou seu retorno com uma turnê em 2025 após 15 anos de separação.
- Divulgação
A cantora americana Sabrina Carpenter (foto) ficou na segunda colocação. O top 5 dos mais pesquisados no Reino Unido tem ainda One Direction, Dave Grohl e Raye.
Justin Higuch/Wikimedia Commons
A turnê de 2025 do Oasis, dos irmãos Liam e Noel Gallagher, terá duas datas de shows no Brasil: dias 22 e 23 de novembro, no estádio do MorumBIS, em São Paulo. Argentina (Buenos Aires) e Chile (Santiago) são os outros países sul-americanos incluídos no roteiro dos músicos britânicos.
Divulgação
O anúncio oficial do retorno de uma das bandas de maior impacto nos anos 90 foi feito pelo Oasis na madrugada de 27 de agosto de 2024.
Reprodução do X @oasis
Dias antes, já eram fortes os rumores da retomada da banda no noticiário da imprensa britânica bem como em postagens cifradas de Liam Gallagher nas redes sociais.
Reprodução do X @LiamGallagher
“As armas silenciaram. As estrelas se alinharam. A grande espera chegou. Venham ver. Não passará na televisão”, dizia o curto comunicado da banda nas redes sociais.
Reprodução de vídeo Globo News
A banda de rock, encabeçada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, divulgou inicialmente as datas de 14 shows da turnê “Oasis Live 25”.
Reprodução do Instagram @oasis
Essa primeira leva de apresentações, antes de rumar para outros lugares, irão acontecer entre os meses de julho e agosto de 2025 no Reino Unido e Irlanda.
Reprodução de vídeo Globo News
A programação será aberta nos dias 4 e 5 de julho, no Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales.
DieNormativität/Wikimédia Commons
Na sequência, serão quatro apresentações no Heaton Park, em Manchester, na Inglaterra (11, 12, 19 e 20 de julho), quatro no estádio de Wembley, em Londres (25 e 26 de julho; 2 e 3 de agosto), duas em Edimburgo, na Escócia (8 e 9 de agosto) e duas em Dublin, na Irlanda (16 e 17 de agosto).
Reprodução do Instagram @oasis
Depois foram anunciadas datas de shows na América do Norte (Estados, Canadá e México) e também na Austrália. Reprodução do Instagram @oasis
O comunicado do retorno da banda veio na semana em que a separação completaria 15 anos. O marco foi o dia 28 de agosto de 2009, quando, horas após o cancelamento de um show na França, o guitarrista Noel Gallagher anunciou sua saída do grupo.
Drew de F Fawkes/Wikimédia Commons
“É com tristeza e grande alívio que digo que desisto do Oasis esta noite. As pessoas podem dizer o que quiserem, mas eu não consigo trabalhar com Liam por mais nenhum dia”, afirmou Noel na ocasião.
Reprodução do Instagram @oasis
Além disso, o dia 29 de agosto marcou os 30 anos do lançamento de “Definitely, Maybe”, disco de estreia do Oasis.
Reprodução do Instagram @oasis
Como parte das comemorações pelo aniversário de três décadas do celebrado álbum, o Oasis lançou no dia 14 de agosto uma versão da faixa “Sad Song” com Liam Gallagher nos vocais. Na gravação original de 1994 quem canta é Noel, compositor da música.
Thesupermat/Wikimédia Commons
A banda foi fundada em 1991, na cidade industrial de Manchester, na Inglaterra, terra natal dos irmãos Gallagher: Noel, 57, e Liam, 52.
Reprodução do Instagram @oasis
O Oasis é um expoente do movimento cultural dos anos 90 no Reino Unido batizado de “Britpop”, que teve também bandas como Blur, Suede e Pulp e incluiu manifestações nos campos das artes, moda e política.
Reprodução do Instagram @oasis
Com mais de 75 milhões de discos vendidos, o Oasis conquistou fãs mundo afora com canções que se tornaram clássicos como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”.
Divulgação
A relação conflituosa entre os irmãos Gallagher permeou a vida da banda desde o início, com reiterados episódios de discussões e ofensas em público.
Reprodução do Instagram @oasis
Em 2022, uma guitarra vermelha de Noel Gallagher quebrada por Liam durante briga na noite da separação do grupo foi leiloada em Paris por 385,5 mil euros (mais de R$ 2,3 milhões na cotação atual).
Reprodução do Instagram @oasis
O instrumento foi consertado por um luthier francês e exposto no leilão em um estojo acompanhado de bilhete assinado por Noel Gallagher com os dizeres: “Peace, Love and Bananas” (“Paz, Amor e Bananas”).
Reprodução
Após a saída de Noel Gallagher em 2009, os outros integrantes formaram a banda Beady Eye, que durou cinco anos.
Reprodução
Nos anos seguintes, Liam Gallagher manteve carreira solo. Em outubro de 2017, ele lançou o disco “As You Were”, que vendeu mais de 100 mil cópias logo na primeira semana.
Reprodução de vídeo Globo News
Em 2010, Noel Gallagher formou a banda High Flying Birds com outros quatro componentes: Gem Archer, Mike Rowe, Chris Sharrock e Russel Pritchard.
Jose Francisco Del Valle Mojica/Wikimedia Commons
Segundo a promotoria, não existem provas de que o adolescente tenha aderido a uma ideologia que se enquadrasse na definição legal de terrorismo. Ele foi acusado de posse de material útil para a prática de terrorismo, um dos mesmos crimes atribuídos a Rudakubana, condenado a 52 anos de prisão.
O tribunal foi informado de que o adolescente zombava das vítimas de Southport, salvava imagens do autor do massacre e demonstrava obsessão com o ataque. A promotoria afirma que, mesmo sem uma ideologia organizada, o risco apresentado era concreto e crescente.
O caso foi encaminhado ao Tribunal da Coroa, onde o jovem será julgado em uma instância superior. A Justiça britânica ainda não definiu uma data para o próximo julgamento, mas reforçou que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos diante da gravidade da acusação.