Preta ficou conhecida por músicas que falavam abertamente sobre amor, autoestima e empoderamento feminino. crédito: Reprodução/Instagram
Corpo de Preta Gil, que morreu nos Estados Unidos neste domingo (20/7), em decorrência de câncer colorretal, deve chegar ao Brasil no dia 23 de julho, segundo informações da RJTV, da Globo. A cantora deixou uma lista de exigências para seu velório, que deverá ser realizado com festa.
Segundo a assessoria de Gilberto Gil, a cerimônia de despedida será na capital carioca, cidade onde Preta nasceu. Era desejo da cantora ser velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.
Outro pedido da cantora em relação à cerimônia de despedida é que o cortejo seja acompanhado por trio elétrico, para honrar seu espírito carnavalesco. Preta Gil criou em 2009 o Bloco da Preta, consolidado como um dos maiores megablocos do Rio. A assessoria de Gil também confirmou que o corpo será cremado, portanto, o cortejo poderá ser adaptado.
Jude Paulla explicou que Preta Gil não tem usado celular no hospital e os vídeos são feitos e postados por amigos da cantora: "Ela está super focada (na recuperação) e nem tá no celular! Quem fica com o telefone dela sou eu! A gente posta a evolução porque existe muita fake news".
Reprodução/Instagram
Luciano Huck lamenta morte de Preta Gil Reprodução/Redes sociais
Preta Gil se apresentou ao lado de Gilberto Gil no dia 26 de abril, em São Paulo, como parte da turnê "Tempo rei", e cantou "Drão" com o pai. Pridiabr/Divulgação
Depois, em 2000, teve um breve namoro de oito meses com Preta Gil, filha de Gilberto Gil, com quem dirigiu um videoclipe do grupo SNZ. Reprodução do Instagram @caio_blat
Preta Gil viaja aos EUA para nova fase do tratamento contra o câncer Tupi - Pablo Oliveira
Preta Gil segue internada e tem estado de saúde atualizado pela equipe Tupi - Pablo Oliveira
Além de cantora, Preta Gil, 50, também é atriz, apresentadora e uma das donas da Music2Mynd, agência de marketing com sede em São Paulo.
Reprodução/TV Globo
Os tumores foram descobertos após exames em agosto de 2024. Na ocasião, Preta Gil anunciou que precisaria retomar o tratamento contra o câncer.
Divulgação
No dia 16/04, Preta Gil recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava sob observação médica há quase duas semanas. Antes, ela havia permanecido por alguns dias internada no Rio de Janeiro.
Reprodução/Instagram
Um dia depois da aparição no show do pai, Preta Gil recebeu uma visita surpresa em seu apartamento da cantora Ludmilla.
Reprodução/Instagram
Em suas redes sociais, Preta Gil publicou foto em que aparece de mãos dadas com o pai. “Cantar essa música com você, pai, foi sentir na pele tudo o que vivemos: o amor, a música e a história que carregamos juntos. Um momento que vou guardar para sempre comigo”, escreveu a artista na legenda da postagem.
Reprodução/Instagram
Preta Gil fez dueto com o pai em “Drão”, clássico do repertório de Gilberto Gil. Lançada em 1982 no disco “Um Banda Um”, a canção é uma homenagem a Sandra Gadelha, mãe de Preta. Durante a performance, imagens de arquivo da família foram exibidos nos telões do estádio.
Reprodução Instagram
Cantora Preta Gil teve que ser transferida de avião para São Paulo, para continuar o tratamento contra o câncer Redes sociais/Divulgação
"A gente não sabe o dia de amanhã, a gente só sabe do hoje e só podemos viver o hoje. Fala pro seu amigo: 'eu te perdoo'. Só que traição é diferente, né, aí a gente não perdoa", destacou Preta Gil para o público. Reprodução Instagram
A cantora Preta Gil afirma que o câncer mudou sua perspectiva sobre a vida Rede sociais/reprodução
No dia 10/1, Preta Gil se pronunciou pela primeira vez desde que passou pelo complexo procedimento cirúrgico. “Estou dando o meu máximo para ficar bem. Doida para sair daqui o mais breve possível, mas tem uma jornada aí pela frente de recuperação, muita reabilitação. E vai dar tudo certo”, declarou a artista.
reprodução/instagram
Preta Gil Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Gilberto Gil passa mal ao saber da morte da filha Preta Gil, neste domingo (20) Foto: Instagram
Preta Gil em seu último show em BH, em junho de 2023 Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A data e mais informações sobre o local do velório ainda não foram definidas. Por enquanto, a família tenta resolver as burocracias necessárias para o translado do corpo, que está em Nova York, onde Preta Gil realizava o tratamento contra o câncer. (Com Folhapress).
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice