Gilberto Gil e a filha Preta crédito: Instagram / Preta Gil
Gilberto Gil, 83, prestou uma homenagem à filha Preta Gil, que morreu no domingo aos 50 anos. A publicação foi feita na manhã desta quinta-feira (24/7).
O artista publicou um trecho em que Preta explicava que cantava suas músicas na turnê ao lado do pai por incentivo dele. "Ele falou: 'cante suas músicas. É uma forma também dele mostrar o quão orgulhoso ele é".
A família de Preta Gil retornou ao Brasil nesta quinta-feira, após a morte da cantora em Nova York, nos Estados Unidos. No mesmo voo, veio o corpo da artista, que será velado no Rio de Janeiro.
Foram vistos no desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o filho da cantora, Francisco Gil, a madrasta Flora Gil e a neta Sol de Maria. Eles estavam nos Estados Unidos acompanhando Preta em seus últimos dias de vida. A médica Roberta Saretta, que cuidava da cantora, também viajou no mesmo voo.
Jude Paulla explicou que Preta Gil não tem usado celular no hospital e os vídeos são feitos e postados por amigos da cantora: "Ela está super focada (na recuperação) e nem tá no celular! Quem fica com o telefone dela sou eu! A gente posta a evolução porque existe muita fake news".
Reprodução/Instagram
Luciano Huck lamenta morte de Preta Gil Reprodução/Redes sociais
Preta Gil se apresentou ao lado de Gilberto Gil no dia 26 de abril, em São Paulo, como parte da turnê "Tempo rei", e cantou "Drão" com o pai. Pridiabr/Divulgação
Depois, em 2000, teve um breve namoro de oito meses com Preta Gil, filha de Gilberto Gil, com quem dirigiu um videoclipe do grupo SNZ. Reprodução do Instagram @caio_blat
Preta Gil viaja aos EUA para nova fase do tratamento contra o câncer Tupi - Pablo Oliveira
Preta Gil segue internada e tem estado de saúde atualizado pela equipe Tupi - Pablo Oliveira
Além de cantora, Preta Gil, 50, também é atriz, apresentadora e uma das donas da Music2Mynd, agência de marketing com sede em São Paulo.
Reprodução/TV Globo
Os tumores foram descobertos após exames em agosto de 2024. Na ocasião, Preta Gil anunciou que precisaria retomar o tratamento contra o câncer.
Divulgação
No dia 16/04, Preta Gil recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava sob observação médica há quase duas semanas. Antes, ela havia permanecido por alguns dias internada no Rio de Janeiro.
Reprodução/Instagram
Um dia depois da aparição no show do pai, Preta Gil recebeu uma visita surpresa em seu apartamento da cantora Ludmilla.
Reprodução/Instagram
Em suas redes sociais, Preta Gil publicou foto em que aparece de mãos dadas com o pai. “Cantar essa música com você, pai, foi sentir na pele tudo o que vivemos: o amor, a música e a história que carregamos juntos. Um momento que vou guardar para sempre comigo”, escreveu a artista na legenda da postagem.
Reprodução/Instagram
Preta Gil fez dueto com o pai em “Drão”, clássico do repertório de Gilberto Gil. Lançada em 1982 no disco “Um Banda Um”, a canção é uma homenagem a Sandra Gadelha, mãe de Preta. Durante a performance, imagens de arquivo da família foram exibidos nos telões do estádio.
Reprodução Instagram
Cantora Preta Gil teve que ser transferida de avião para São Paulo, para continuar o tratamento contra o câncer Redes sociais/Divulgação
"A gente não sabe o dia de amanhã, a gente só sabe do hoje e só podemos viver o hoje. Fala pro seu amigo: 'eu te perdoo'. Só que traição é diferente, né, aí a gente não perdoa", destacou Preta Gil para o público. Reprodução Instagram
A cantora Preta Gil afirma que o câncer mudou sua perspectiva sobre a vida Rede sociais/reprodução
No dia 10/1, Preta Gil se pronunciou pela primeira vez desde que passou pelo complexo procedimento cirúrgico. “Estou dando o meu máximo para ficar bem. Doida para sair daqui o mais breve possível, mas tem uma jornada aí pela frente de recuperação, muita reabilitação. E vai dar tudo certo”, declarou a artista.
reprodução/instagram
Preta Gil Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Gilberto Gil passa mal ao saber da morte da filha Preta Gil, neste domingo (20) Foto: Instagram
Preta Gil em seu último show em BH, em junho de 2023 Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
De Guarulhos, o corpo segue ainda nesta quinta-feira para o Rio de Janeiro, onde será realizado o velório na sexta-feira, no Theatro Municipal, conforme desejo da própria artista. A cerimônia será aberta ao público entre 9h e 13h.