Morreu o arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos, um dos mais importantes do país, aos 100 anos. Ele trabalhou na construção do prédio Copan, em São Paulo, projeto idealizado e iniciado por Oscar Niemeyer.

A notícia foi compartilhada pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo no Instagram. "Arquiteto, professor e pesquisador, Carlos Lemos dedicou sua trajetória à valorização da arquitetura brasileira, à preservação e difusão da nossa memória urbana, e à formação qualificada de profissionais e pesquisadores", diz a nota.

Historiador da arquitetura brasileira, Lemos foi por muitos anos dirigente do Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Nos anos 1950, fez parte da equipe que projetou o Parque Ibirapuera, onde também trabalhou com Niemeyer.

Pintor nas horas vagas, também teve sólida carreira literária, publicando títulos como "Dicionário da arquitetura brasileira", "Notas sobre a arquitetura tradicional em São Paulo", "Alvenaria burguesa", "O que é arquitetura" e "O que é patrimônio histórico".

Carlos Lemos foi professor da Universidade de São Paulo (USP) por 58 anos.

compartilhe