CINEMA NACIONAL

Além de 'Amarela': 5 curtas brasileiros que você precisa assistir agora

O cinema nacional vai muito além dos longas; veja uma seleção de curtas-metragens premiados e disponíveis online para você maratonar e se surpreender

Publicidade
Carregando...

O curta-metragem “Amarela”, dirigido por André Hayato Saito, colocou o cinema brasileiro em evidência ao ser um dos filmes qualificados para a disputa do Oscar 2026. A produção, que narra a história de uma adolescente nipo-brasileira durante a final da Copa do Mundo de 1998, foi aclamada internacionalmente ao ser selecionada para a competição oficial do Festival de Cannes, onde disputou a Palma de Ouro de curta-metragem.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

 

O sucesso do filme reacende o interesse pela vasta e premiada produção de curtas no Brasil. Muitas dessas obras exploram diferentes gêneros e narrativas, oferecendo um panorama rico da criatividade nacional. O melhor de tudo é que diversas delas estão disponíveis online, de forma gratuita, permitindo uma maratona de cinema de alta qualidade sem sair de casa.

Leia Mais

Para quem se animou com a notícia e quer explorar mais, preparamos uma lista com cinco curtas-metragens brasileiros que valem a pena serem vistos. São filmes que foram aclamados pela crítica, premiados em grandes festivais e que representam a força do nosso cinema em formato reduzido.

5 curtas brasileiros para assistir online

“Ilha das Flores” (1989)
Um clássico absoluto do cinema nacional, este documentário de Jorge Furtado usa uma linguagem irônica para seguir a trajetória de um tomate, desde a colheita até seu descarte. A obra se torna uma poderosa crítica social sobre o capitalismo e a desigualdade. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, está disponível no YouTube.

“Guida” (2014)
Esta animação de Rosana Urbes conta a história de uma arquivista que, após décadas de uma rotina monótona, decide mudar de vida ao ver um anúncio para modelo vivo em um jornal. Com um traço delicado, o filme aborda temas como autoestima e a redescoberta do corpo na terceira idade. Recebeu mais de 80 prêmios, incluindo o do Festival de Annecy, e pode ser assistido no Vimeo.

Morre, aos 46 anos, James Ransone, ator de 'It - Capítulo 2'

“Sideral” (2021)
Ambientado em Natal, no Rio Grande do Norte, o filme acompanha a vida de um casal durante os preparativos para o primeiro lançamento de um foguete brasileiro ao espaço. A narrativa mistura o cotidiano da família com a grandiosidade do evento histórico, criando uma ficção científica com sotaque nordestino. A produção foi selecionada para o Festival de Cannes e está em plataformas de streaming.

“Açúcar” (2017)
Dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, o curta retrata a história de uma herdeira de um engenho de cana-de-açúcar em decadência que decide organizar uma grande festa na propriedade. O enredo expõe as tensões sociais e as feridas abertas da escravidão que ainda marcam as relações no Brasil. O filme recebeu aclamação em diversos festivais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“Umbrella” (2020)
Inspirado em uma história real, esta delicada animação conta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo. A chegada de uma menininha ao local muda sua perspectiva. O curta foi qualificado para a disputa do Oscar e emociona pela sensibilidade. A produção está disponível na íntegra no YouTube.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria

Tópicos relacionados:

amarela cinema cultura curtas oscar

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay