A corrida pelo Oscar movimenta a indústria do cinema todos os anos, especialmente na categoria de Melhor Filme. Antes de uma produção sonhar com a estatueta dourada, porém, seu caminho muitas vezes passa por outras premiações igualmente importantes. Festivais ao redor do mundo consagram diretores e filmes que marcam época.
Esses eventos além de darem visibilidade para novos filmes anualmente, também celebram o cinema como arte. Conhecer os principais festivais é entender o que há de mais relevante na produção cinematográfica global, muitas vezes antes de chegar ao grande público.
Leia Mais
Conheça os principais filmes da 82ª edição do Festival de Veneza
Brasil é o país de honra do próximo Mercado do Filme em Cannes
Saiba quais países ganharam mais estatuetas na história do Oscar
Festival de Cannes
Realizado na Riviera Francesa, é talvez o festival de cinema mais prestigiado do mundo. A Palma de Ouro, seu prêmio principal, é um dos troféus mais cobiçados da indústria. Ganhar em Cannes significa entrar para um seleto grupo de cineastas e garante distribuição mundial para o filme.
Produções como “Parasita”, de Bong Joon-ho, venceram a Palma de Ouro antes de conquistarem o Oscar de Melhor Filme, mostrando a influência e o poder de previsão do festival francês.
Festival de Veneza
Criado em 1932, o evento se consagrou como o festival mais antigo do mundo.A premiação acontece na Itália e seu principal prêmio é o Leão de Ouro. Nos últimos anos, Veneza lançou vários favoritos da temporada do Oscar.
O filme “Pobres criaturas”, por exemplo, levou o Leão de Ouro em 2023 antes de receber diversas indicações e prêmios da Academia, assim como “Nomadland” e “A forma da água” em anos anteriores.
Festival de Berlim
O evento alemão é famoso por sua forte inclinação política e por dar espaço a filmes com temáticas sociais necessárias. O Urso de Ouro é o prêmio máximo e celebra produções que provocam debate e reflexão.
O cinema brasileiro tem uma história de sucesso no festival. O filme “Tropa de elite” venceu o Urso de Ouro em 2008, um feito que ampliou o alcance internacional da produção do Brasil.
Festival de Sundance
Fundado por Robert Redford, este festival nos Estados Unidos é a principal plataforma para o cinema independente. Muitos diretores hoje consagrados, como Quentin Tarantino e os irmãos Coen, tiveram seus primeiros trabalhos exibidos lá, o que impulsionou suas carreiras.
Sundance revelou sucessos de crítica e público como “Corra!” e “Pequena Miss Sunshine”, filmes que saíram do circuito independente para alcançar reconhecimento mundial.
Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF)
Diferente dos outros, o principal prêmio de Toronto não é concedido por um júri oficial, mas pelo público. O People's Choice Award é visto como um dos indicadores mais precisos para o Oscar, antecipando os favoritos da audiência.
Vencedores do prêmio do público em Toronto, como “Green book: o guia” e “Nomadland”, acabaram levando o Oscar de Melhor Filme meses depois, provando que o gosto popular no festival costuma estar alinhado com o dos membros da Academia.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.