NOVEMBRO DE ELEIÇÕES NA OAB/MG E MPMG
tríplice em breve estará nas mãos do governador Romeu Zema (Novo) para escolha do posto maior do MPMG
compartilhe
Siga no
No mês de novembro ocorrerão duas importantes eleições no sistema de justiça mineiro. A seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil elegerá, em 17 de novembro, a nova diretoria da entidade para o triênio 2025/2027. E os membros do Ministério Público de Minas Gerais votarão, no dia 18 de novembro, a lista tríplice de candidatos à sucessão do procurador geral, Jarbas Soares Júnior, cujo nome será escolhido, a partir de tal lista, pelo governador Romeu Zema.
Na OAB, três chapas foram registradas para concorrer à primeira eleição 100% eletrônica da entidade, uma novidade que pode impactar no aumento do número de eleitores e que altera o viés da campanha, eis que elimina o famoso corpo a corpo de boca de urna no dia do pleito, que tinha uma influência sobre os indecisos que, historicamente, constituem fatia considerável do eleitorado.
A situação vem com a chapa encabeçada pelo atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG), o advogado Gustavo Chalfun e com o atual presidente, Sérgio Leonardo como candidato ao Conselho Federal. E, em oposição, figuram dois outros blocos na categoria: o que tem à frente o advogado Raimundo Cândido Neto e a chapa “OAB em suas mãos” (chapa 5), que traz como candidato a presidente o advogado Adriano Cardoso.
O caderno “DIREITO & JUSTIÇA Minas” fez uma entrevista exclusiva com os cabeças de chapas que concorrerão à OAB/MG, aos quais foram submetidas idênticas perguntas elaboradas pelo Conselho Editorial do D&J Minas, formado pelos advogados Décio Freire (presidente), Francisco Caputo Bastos, Luiz Felipe Salomão Filho, Rodrigo Badaró e Roberto Caldas. As entrevistas serão disponibilizadas em Parte I e II na edição de hoje e na do dia 12 de novembro, na página da “Tribuna da Advocacia”.
Já no Ministério Público Estadual, promotores e procuradores de justiça vão eleger aqueles que figurarão na lista tríplice também a ser submetida ao governador Romeu Zema. O atual procurador geral, Jarbas Soares, que encerra seu mandato em dezembro próximo, apoia o nome do procurador Carlos André Mariani Bittencourt, que já exerceu a procuradoria geral de 2012 a 2016. Além do candidato da situação são candidatos os procuradores de Justiça Marcos Tofani Baer Bahia, apoiado pelo grupo ligado ao ex-procurador geral Antônio Sérgio Tonet, e Geraldo Flávio Vasques, além do promotor Paulo de Tarso Moraes Filho, que, embora fosse da base de Jarbas Soares até o momento do registro das candidaturas, abriu dissidência com apoio do secretário de estado da Casa Civil, Marcelo Aro.
O conselho editorial do D&J Minas também formulará perguntas para os candidatos, que serão respondidas em entrevista a ser publicada na edição do dia 12 de novembro, na página “A Voz do MP”. Ambas as entrevistas, com os candidatos a presidente da OAB/MG e ao posto de procurador geral de justiça serão, também, disponibilizadas no Portal Uai, que tem média de 30 milhões de visualizações por mês.