
Cellos MG lança edital para moradores LGBTQIAPN+ da periferia de BH
Inscrições poderão ser realizadas até 30/12; vagas serão distribuídas de acordo com as nove regionais da cidade de Belo Horizonte
compartilhe
Siga noO Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos MG) anunciou na última sexta-feira (15/12) a abertura das inscrições para a iniciativa ‘Cellos Sem Contorno’, que selecionará moradores periféricos LGBTQIAPN+ profissionais para os cargos de técnico administrativo e mobilizadores sociais.
O presidente do Centro e coordenador do projeto, Maicon Chaves, conta que o projeto surgiu como resposta a uma ‘demanda urgente’ de mobilizarem os territórios periféricos de Belo Horizonte para a promoção do controle das políticas públicas e compreenderem como a população LGBTQIAPN+ acessa essas políticas em seu território.
“BH não tem uma política específica e consolidada para a população LGBTQIA+ e entendemos isto como uma anulação histórica que é parte de um projeto de apagamento por um lado e manutenção do tradicionalismo de outro. As pessoas das periferias sofrem duplamente com esse descaso porque há uma fragilidade de chegada das políticas às pessoas em seus territórios e uma fragilidade no atendimento das que existem”, explica.
Além disso, Chaves que o projeto também tem em vista potencializar a criatividade das periferias, conhecendo, apoiando e ajudando a dar visibilidade a iniciativas da comunidade LGBTQIAPN+.
14/12/2023 - 11:35 LGBTQIA+ reivindicam direitos básicos para existir de forma plena 15/12/2023 - 13:01 Direitos humanos é para todos e deve proteger mais vulneráveis 18/12/2023 - 13:19 Papa abre caminho para que Igreja abençõe casais do mesmo sexo; entenda
Ainda segundo Maicon Chaves, o projeto só foi possível graças a um recurso destinado à instituição pelo ex-prefeito e atual deputado federal Patrus Ananias (PT) após articulação com o vereador Pedro Patrus (PT). "Isso significa que outra vez vamos buscar recursos fora, porque a população LGBT não consta nos orçamentos públicos".
Em relação às vagas, serão 9 para mobilizadores sociais, e uma para técnico administrativo. As vagas serão distribuídas de acordo com as nove regionais da cidade de Belo Horizonte, sendo uma vaga por regional e havendo necessidade que a pessoa resida na regional para a qual se candidatará. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de dezembro, por meio deste link.
Para ler o edital completo, clique aqui.