
Rapper Jay-Z alfineta Grammy e aponta desigualdades
Ganhadores da categoria 'Álbum do Ano' foram majoritariamente brancos ao longo dos anos
compartilhe
Siga noDurante a cerimônia de premiação do Grammy 2024, que aconteceu no último domingo (4/2), o rapper americano Jay-Z subiu ao palco para receber troféu de impacto global e, ao discursar, apontou desigualdades.
Em sua fala, o rapper mencionou que Beyoncé, sua esposa, nunca foi vencedora na categoria “Álbum do Ano”, mesmo sendo a maior ganhadora da história da premiação, somando 32 estatuetas. Jay-Z diz entender que as escolhas são baseadas em opiniões, mas pede seriedade nas avaliações:
01/02/2024 - 15:41 O que é letramento racial e qual a sua importância? 05/02/2024 - 09:52 Diplomata negra diz que Itamaraty privilegia homens brancos e vai à Justiça 05/02/2024 - 12:12 As mulheres que conquistaram o mundo masculino do porto de Santos
“Só queremos que vocês acertem, ou ao menos que cheguem perto de acertar. E, obviamente, é subjetivo, porque é música e é baseado em opiniões, mas algumas coisas… (...) Eu não quero envergonhar essa jovem moça, mas ela tem mais Grammy's que todo mundo e nunca ganhou o ‘Álbum do Ano’. Pensem nisso. Não faz sentido”, disse o músico ao lado de sua filha, Blue Ivy.
Desde o começo do Grammy, em 1957, apenas 11 artistas negros ganharam a categoria “Álbum do Ano”, que é considerada a mais importante da premiação. Sendo eles: Stevie Wonder, Michael Jackson, Lionel Richie, Quincy Jones, Natalie Cole, Whitney Houston, Ms. Lauryn Hill, Outkast, Ray Charles, Herbie Hancock e Jon Batiste.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.