DOCE QUE FICA AMARGO

Loja anuncia venda de ovos de páscoa usando FGTS

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço geralmente é utilizado para financiamento de bens como imóveis

Publicidade
Carregando...

Os preços dos ovos de páscoa assustam cada vez mais os consumidores, mas dessa vez foi uma oferta de pagamento que virou assunto entre os internautas. A propagando, que anuncia a possibilidade de pagar o doce usando o FGTS, deixou as redes sociais boquiabertas.


Isso porque o FGTS, sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um direito do trabalhador da no regime CLT (Consolidação da Lwei do Trabalho). O valor é depositado pela empresa e pode ser utilizado em casos previstos por lei, como na compra e financiamento da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa.

Também é regulamentado o saque-aniversário em que, uma vez por ano, o trabalhador pode gastar uma parcela do valor como bem preferir. O FGTS também é usado por alguns bancos para fazer empréstimos, sob juros.

Uma das instituições que oferecem a modalidade é a Ame, fintech da Americanas. O banco digital permite a antecipação de até cinco saques-aniversário de uma só vez, em uma modalidade de empréstimo, com juros que variam caso a caso. É justamente essa possibilidade que permite que as compras na Americanas, incluindo os ovos de Páscoa, sejam financiadas pelo FGTS.

O uso do benefício para compra de ovos de chocolate deixou diversos internautas chocados. “Eu fico imaginando se eu tivesse que explicar isso para um gringo: ‘o FGTS é um fundo que pode ser usado em situações específicas, como dar entrada em um imóvel ou em ovo de Páscoa’”, escreveu um perfil.

“Antes se dava entrada no apartamento com FGTS , agora se compra ovo de páscoa. Que p****a de país é esse ?”, questionou outro. As críticas são direcionadas à política neoliberal adotada pelo país nos últimos anos e ao governo, que liberou que o benefícios fosse utilizado para empréstimos nos bancos, possibilitando situações como essa.

Muitos perfis também citam a desvalorização econômica da moeda brasileira e comparam com o desempenho de moedas digitais, como o Bitcoin. “A moeda do Brasil, o real, está tão defasada e inflacionada que para comprar ovos de Páscoa você precisa sacar o FGTS ou fazer um consórcio. É por essas que eu continuo comprando Bitcoin todo dia”, comparou um internauta.

A Americanas defende que o método de pagamento é utilizado por vários outros setores da economia, incluindo o varejo. E que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay