Internautas relatam que o Pix "caiu" - não na conta, mas sim apresentando falhas na execução - na manhã desta segunda-feira (29/9). Nas redes sociais, diversas pessoas afirmaram que o meio de pagamento mais popular do país apresentou instabilidade a partir das 11h. A reportagem do Estado de Minas testou o modo de transferência em cinco instituições bancárias e não encontrou nenhum problema.
A ferramenta que monitora falhas em serviços online DownDetector detectou os problemas no Pix por volta de 11h, com o ápice de notificações às 11h17. O site também registra alta nas reclamações em pelo menos cinco bancos, o que reforça que se trata de um problema nos sistemas do Banco Central e não de uma empresa específica.
Leia Mais
“O pix caiu na hora que fui efetivar um pagamento e a moça achando que eu tava querendo aplicar golpe”, disse um usuário no X.
“Estou aqui na padaria passando vergonha pq o sistema de vcs não está indo. Não estou conseguindo fazer Pix e nem transferir pra outra conta”, relatou outro.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Ao Estado de Minas, o Banco Central do Brasil (BC), responsável pelo sistema de pagamento eletrônico, informou que o sistema teve uma instabilidade "por questões técnicas no mecanismo de consulta às chaves". Segundo o BC, a intercorrência foi sanada em seguida.