
Governo de MG anuncia nova edição de projeto de qualificação para 2025
As inscrições serão abertas para as instituições de ensino técnico interessadas em participar da 5ª edição do Trilhas do Futuro
compartilhe
Siga noO governo de Minas anunciou nesta quarta-feira (19/6) que vai lançar em breve o edital do projeto de capacitação profissional “Trilhas do Futuro” para as instituições de ensino técnico interessadas em participar da 5ª etapa. A nova edição receberá os estudantes em 2025.
Para esta edição foram mapeadas mais de 14 mil vagas em todo estado. De acordo com o secretário de Educação de Minas, o crescimento no número de vagas mapeadas reflete a crescente necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores da economia.
As áreas mais demandadas incluem Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Serviços, Silvicultura, Eletrônica, e Têxtil e Vestuário. Já os cursos mais procurados para atuar nos setores citados são os de Logística, Segurança do Trabalho, Agronegócio, Administração, Informática, Enfermagem, Mecânica e Mecatrônica.
19/06/2024 - 18:43 Grande BH: moradores cobram solução para vazamento de esgoto 19/06/2024 - 18:28 Jardim Japonês de BH tem visitas guiadas e degustação de chás 19/06/2024 - 18:50 Motivado por dívida de R$ 250, homem é suspeito de matar amigo em BH
"É com grande satisfação que anunciamos o processo para a quinta edição do Trilhas de Futuro, uma iniciativa que coloca Minas Gerais como referência nacional na disponibilidade de cursos profissionalizantes", afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
O projeto é destinado, principalmente, a jovens do ensino médio da rede pública. Mas outros candidatos, de todas as idades, também podem participar, como os estudantes que concluíram o ensino médio e estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“O curso técnico em Enfermagem é uma forma de dar atenção aos meus sonhos. Ter condição financeira para pagar um curso não é fácil e a oportunidade de ter acesso a essa estrutura e cursos de maneira gratuita me ajudou muito”, conta Lídia Santiago Diniz, estudante da quarta edição do projeto, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
As datas completas e os critérios de seleção serão detalhados em breve.