Muita gente acredita que o carboidrato é o culpado direto pelos quilinhos extras. Mas o Prof. Dr. Felipe Donatto (CRN3 18.215), nutricionista esportivo com mais de 300 mil seguidores, explica que isso só acontece quando seu estoque de glicogênio (reservas no fígado e músculos) está cheio. O grande vilão, neste caso, é a gordura da dieta — ela já chega pronta para virar gordura corporal.
Neste artigo você vai entender como funciona esse processo metabólico, quais alimentos combinam carboidrato e gordura e como equilibrar suas calorias sem abrir mão dos alimentos que gosta.
Como funciona a conversão de calorias em gordura corporal?
Para que o carboidrato seja “transformado” em gordura, primeiro é preciso que seus estoques de glicogênio estejam completos. Ou seja, você deve estar consumindo mais energia do que o corpo consegue usar ou armazenar como glicose.
Já a gordura ingerida chega como ácido graxo, na estrutura exata que nosso corpo usa para formar triacilglicerol — a gordura armazenada no tecido adiposo. Por isso a gordura é considerada o macronutriente mais prontamente convertido em gordura corporal.
Do que é composto um alimento hiperpalatável?
No caso dos doces, chocolates e outros alimentos altamente saborosos, a combinação de carboidrato e gordura é frequente. No exemplo do nutricionista, 50 g de chocolate 70% cacau contêm 272 kcal — sendo 17 g de carboidrato, 20 g de gordura e 4,8 g de proteína.
Ou seja, um alimento com alta densidade calórica contém energia significativa dos dois macronutrientes. Assim, é o equilíbrio entre calorias totais e gasto metabólico que determina ganho de peso.
Como aproveitar sem culpa mesmo com alimentos hiperalimentados?
A boa notícia é que você pode sim consumir esses alimentos dentro de uma dieta equilibrada. O segredo está no “orçamento calórico” — manter o consumo total de calorias compatível com suas necessidades energéticas.

Isso permite saúde e prazer sem culpa. A alimentação deve ser equilibrada e prazerosa, não baseada em restrições extremas ou sinônimo de punição.
Quem é o Prof. Dr. Felipe Donatto e por que confiar neste conteúdo?
Felipe Donatto é nutricionista esportivo com PhD em Ciências pela USP e mestre em Educação Física. Há 20 anos no mercado, ele já ajudou muitas pessoas a entenderem melhor nutrição, dieta e emagrecimento com base em ciência e experiência prática.
O conteúdo busca educar, não alarmar. O ponto central é aprender a conviver de forma equilibrada com os alimentos que se gosta.
Fontes confiáveis utilizadas neste conteúdo
As ideias aqui apresentadas estão alinhadas com estudos científicos e dados reconhecidos:
- Ministério da Saúde – www.gov.br/saude
- Organização Mundial da Saúde (OMS) – www.who.int
- PubMed – www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed