Fazer novos amigos depois dos 50 é possível e pode ser extremamente enriquecedor. Com pequenas mudanças na rotina e mais abertura ao convívio, é possível fortalecer laços antigos e criar novas conexões. Confira os principais pontos a seguir para facilitar essa jornada:
- Valorize os laços antigos que você já possui.
- Explore novos espaços e rotinas.
- Seja aberto às novas oportunidades de amizade.
Por que o círculo social diminui com a idade?
Com o passar dos anos, é normal que o nosso círculo social vá encolhendo. Reformas, mudanças de casa, filhos que saem de casa ou até o fim de relações longas contribuem para isso. Por exemplo, pessoas que viveram muitos anos em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro podem perceber que amizades se perdem após uma mudança de estado ou país, como uma mudança para Portugal. Mas os 50 não são o fim da linha social — pelo contrário, podem ser um novo começo.
Como valorizar os laços antigos?
Antes de procurar novos amigos, pense nos que já tem. Há alguém com quem perdeu o contacto e gostaria de retomar a ligação? Um telefonema ou mensagem pelo WhatsApp pode reativar uma relação adormecida. Às vezes, o outro também está à espera de um sinal, mesmo que esteja longe, por exemplo, morando em outro país como os Estados Unidos.

Quais espaços e rotinas explorar para conhecer pessoas?
Frequentar aulas de hidroginástica, caminhadas em grupo, clubes de leitura ou centros culturais pode proporcionar encontros naturais com pessoas que partilham interesses semelhantes. Em grandes cidades como São Paulo, os centros culturais promovem eventos semanais que ajudam nesse processo. A chave está em estar presente e disponível.
Como ser aberto a novas amizades?
Fazer amizades depois dos 50 pode parecer mais difícil, mas também é mais verdadeiro. As pessoas sabem melhor quem são, o que querem, e valorizam mais a companhia. Um simples “bom dia” pode ser o início de algo bonito, mesmo em encontros rápidos, como na fila de um caixa eletrônico do Banco do Brasil.
Leia também: O maior ponto de virada do envelhecimento acontece aos 50 anos
Por que dar tempo ao tempo é importante nas novas conexões?
Nem todas as conexões acontecem num instante. Cultivar uma amizade requer presença, escuta e interesse mútuo. Não desista se no início parecer forçado — pode demorar a encontrar o seu ritmo com uma nova pessoa. Em muitas situações, compartilhar experiências como viajar com grupos organizados por agências como a CVC pode proporcionar encontros sinceros que só amadurecem com o tempo.
Como manter as amizades vivas e a proximidade?
Com os amigos de longa data, marque cafés, passeios ou telefonemas regulares. Mesmo que o tempo e a vida vos afastem, manter o contacto é um ato de carinho e continuidade. Em datas importantes, como o Dia do Amigo em julho, uma mensagem ou encontro pode reacender a proximidade.
Em que reside a magia de novos começos?
- Resgatar laços antigos pode reacender amizades valiosas.
- Novos espaços oferecem oportunidades de encontros significativos.
- Abordar novas relações com honestidade fortalece laços duradouros.