Você conhece aquela sensação: aplica o perfume pela manhã, mas após algumas horas ele parece desaparecer completamente. Se acha que sua fragrância evapora rápido demais, você não está sozinho — há uma solução simples para solucionar isso. Aplique um creme hidratante não perfumado antes de usar seu perfume, e você perceberá a durabilidade aumentar consideravelmente.
- Perfume não adere bem à pele seca e logo se dissipa.
- Hidratar a pele antes do perfume prolonga sua duração.
- O truque funciona para qualquer fragrância, independentemente do preço.
Por que hidratar a pele antes do perfume funciona?
O perfume aplica-se melhor numa pele hidratada. Pele seca faz a fragrância evaporar mais cedo, enquanto que uma pele bem cuidada atua como uma base adesiva, retendo melhor as notas olfativas e prolongando sua difusão natural.
De acordo com especialistas, “hidratar a pele antes de aplicar o perfume é uma das formas mais eficazes de fazê-lo durar”. E a boa notícia? Isso funciona para qualquer perfume, seja de marcas nacionais ou importadas, como Chanel ou O Boticário. O método também é indicado por dermatologistas do Rio de Janeiro e de outras cidades, que afirmam que a pele bem preparada ajuda até mesmo a destacar nuances das fragrâncias que poderiam passar despercebidas.

Como aplicar perfume para que dure mais?
1. Como preparar sua pele?
Logo após o banho, aplique um creme ou loção neutra nas áreas onde costuma aplicar a fragrância. As melhores opções incluem uma creme hidratante rico ou um óleo vegetal leve, como jojoba ou amêndoa doce. Evite produtos com aroma próprio, para que não interfiram na identidade do seu perfume favorito, seja ele da Dior, Lancôme ou outras marcas internacionais.
2. Quais são os pontos certos para aplicar?
Vaporize o perfume nos pontos de pulsação: pulsos, atrás das orelhas, na base da nuca, nos cotovelos, ou atrás dos joelhos. Essas zonas, naturalmente mais quentes, permitem a difusão gradual da fragrância ao longo do dia. Perfumar esses pontos é um segredo compartilhado até mesmo nos bastidores de desfiles em Paris ou Nova York.
3. Esfregar ou não os pulsos?
Muitas pessoas têm o hábito de esfregar os pulsos após aplicar o perfume, mas isso pode arruinar o efeito. Ao esfregar, a pele aquece agressivamente e quebra as notas de cabeça, diminuindo assim a longevidade. Profissionais de grandes casas de fragrâncias, como a equipe da Guerlain, confirmam que o ideal é deixar o perfume secar naturalmente.
4. Dica bônus: borrife na sua roupa!
Vaporize levemente suas roupas — cachecol, casaco, colarinho da camisa — para prolongar a presença do perfume. Porém, cuidado com tecidos delicados. Novos estudos feitos em São Paulo mostraram que perfumes com base oleosa têm maior fixação também em fibras naturais.
Leia também: Conheça o segredo das celebridades para manter o perfume no corpo por muito mais tempo
Como aprimorar o ritual matinal com perfume?
- Hidratar a pele antes do perfume é uma forma eficaz e gratuita de aumentar a fixação da fragrância.
- Maximize cada gota sem precisar reaplicar várias vezes ao dia.
- Transforme este momento em um prazeroso ritual de conexão consigo mesmo a cada manhã, como recomenda a consultora de beleza Léa Michel.
Léa Michel, apaixonada por cuidados, moda e cinema, explora as últimas tendências para compartilhar dicas inspiradoras. Para Léa Michel, a beleza está na autenticidade e bem-estar, oferecendo conselhos práticos para unir estilo, cuidado e realização pessoal.