Embora não seja obrigatória, a abertura de uma conta bancária para pessoa jurídica (PJ) pode facilitar a gestão financeira do Microempreendedor Individual (MEI). A recomendação é separar os recursos pessoais dos da empresa para evitar confusões contábeis, segundo o Sebrae.
- A conta PJ não é obrigatória para o MEI.
- Separar finanças pessoais e empresariais evita confusões financeiras.
- Conta PJ pode facilitar acesso a crédito e gestão de recebimentos.
É obrigatório o MEI ter conta bancária PJ?

Com a formalização como MEI, muitos empreendedores se deparam com a dúvida: realmente é necessário abrir uma conta PJ para movimentar o dinheiro da empresa? Segundo o Portal do Empreendedor, a resposta é não. O microempreendedor não é obrigado a ter uma conta bancária exclusiva para pessoa jurídica. No entanto, essa separação é amplamente recomendada por especialistas como uma boa prática de gestão.
Por que considerar a abertura de uma conta PJ?
Segundo Diego Ferraz, analista de negócios do Sebrae-SP, a abertura de uma conta PJ deve ser considerada ainda na etapa de planejamento do negócio. “Ao misturar recursos pessoais com os da empresa, o MEI compromete o controle financeiro e dificulta decisões estratégicas, como formação de preços e análise de lucro”, afirma.
Vantagens da conta PJ para o MEI
- Centralização de operações financeiras como recebimento por maquininhas e emissão de boletos.
- Acesso a linhas de crédito específicas e soluções de pagamento.
- Maior organização fiscal e separação do patrimônio pessoal e empresarial.
Conta PJ e a organização financeira
Ainda que não seja uma exigência legal, o uso de conta PJ contribui para o amadurecimento do negócio e ajuda o microempreendedor a visualizar melhor os resultados da empresa. A boa administração, segundo o Portal do Empreendedor, começa com a separação entre o patrimônio pessoal e o empresarial — e a conta bancária é um dos pilares dessa organização.
Avalie as necessidades do seu negócio
- A conta PJ não é obrigatória, mas é recomendada para melhor gestão financeira.
- Ela facilita o acesso a serviços que impulsionam o crescimento do negócio.
- Separação de finanças pessoais e empresariais é essencial para a organização.