A Croácia vive um momento turístico histórico: até 20 de agosto de 2025 já recebeu 15,5 milhões de turistas, com 79,2 milhões de pernoites — números inéditos no país. As receitas aumentam e o governo já planeja estender a temporada além do verão.
- 15,5 milhões de turistas até 20 de agosto e 79,2 milhões de pernoites em 2025, superando 2024.
- Despesas dos visitantes cresceram 10,4% entre janeiro e agosto.
- Receitas previstas de 15,5 bilhões de euros (≈ 18 bilhões de dólares), cerca de 20% do PIB croata.
O que está por trás desse boom turístico?
O forte crescimento se baseia no aumento tanto no número de visitantes quanto nos pernoites. Além disso, as despesas dos turistas dispararam, com um avanço de 10,4% em relação ao mesmo período de 2024. A combinação desses fatores gerou um “boom” econômico no setor.
A projeção do banco central estima que a receita total com turistas internacionais em 2025 chegará a 15,5 bilhões de euros, o que representa cerca de 20% do PIB do país.
Como a Croácia planeja estender a temporada além do verão?
A estratégia do governo visa desenvolver campanhas sazonais para atrair turistas também no inverno e na primavera — com foco em esportes de neve nos Alpes Dálmatas e eventos culturais na capital, Zagreb.
Além disso, estão sendo investidos novos roteiros turísticos que valorizam mais do que as praias da costa: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, turismo ecológico, retiros de bem-estar, cultura e gastronomia nas principais cidades estão sendo promovidos para diversificar a experiência.

Quais os impactos econômicos para a Croácia?
Com o turismo respondendo por um quinto do PIB, o crescimento no setor reforça o papel central da atividade para a economia croata. A alta das despesas dos visitantes indica mais consumo interno — em hospedagem, gastronomia, entretenimento e serviços turísticos.
A projeção de receitas de 15,5 bilhões de euros em 2025 mostra a força do setor e sua capacidade de impulsionar a recuperação e desenvolvimento econômico do país.
O que isso significa para quem planeja visitar a Croácia?
Se estiver pensando em viajar para a Croácia, essa expansão e diversificação da oferta é uma ótima oportunidade para explorar lugares além da costa, especialmente fora do período de alta temporada. A dica é aproveitar os novos roteiros de natureza, cultura e bem-estar, além de eventos em Zagreb.
Reservar com antecedência continua importante, mas você pode encontrar mais disponibilidade e ofertas em períodos menos concorridos — como primavera ou início do inverno.
Dessa vez a Croácia se firmou como protagonista turística
- 15,5 milhões de visitantes e 79,2 milhões de pernoites até 20 de agosto de 2025
- Despesas dos turistas aumentaram 10,4% em relação a 2024
- Receita total esperada de 15,5 bilhões de euros, cerca de 20% do PIB