O ano de 2025 trouxe consigo uma série de filmes impressionantes que capturaram a atenção do público e da crítica. Desde propostas inovadoras até títulos de grande bilheteria, estes são alguns dos melhores filmes que você não pode perder.
- O sucesso de uma comédia romântica promissora
- Colaborações únicas no cinema de autor italiano
- Um marco histórico no cinema indiano
- Títulos inovadores e aguardados, como “Is This Thing On?“, “O Diabo Veste Prada 2“, “Hamnet“, e “Bitter Christmas“
Qual é a comédia romântica do ano?
Este verão, uma comédia romântica está se destacando quando se trata de sucesso nas bilheteiras. “Viver o Momento“, também conhecido por alguns mercados como “Viva o Momento“, teve sua estreia no Festival de Toronto e continuou seu percurso em San Sebastián. A história de Almut e Tobias, que se conhecem após um acidente, explora os altos e baixos de um relacionamento de casal. Além dessa, títulos como “Bridget Jones: Louca pelo Garoto” e “Daniela para sempre” também têm recebido destaque pelo público apaixonado por comédias românticas em 2025.
Por que Guadagnino impressiona em sua produção mais recente?
O diretor italiano Luca Guadagnino surpreendeu novamente com a adaptação do romance autobiográfico de William S. Burroughs, “Marica“. Este filme, rodado em cenários de Roma e não em sua original Cidade do México, acompanha um homem mais velho lidando com vícios e relações complexas. Entre outras produções autorais de destaque do ano, estão “O Brutalista“, “Sirat” e “A Última Showgirl“, que também exploram temas pessoais profundos e visuais marcantes.
Curiosidade: É a segunda colaboração em figurino com Jonathan Anderson.

Como o cinema indiano conquistou espaço em 2025?
Payal Kapadia fez história ao se tornar a primeira diretora indiana a competir na seção oficial do Festival de Cannes. Seu segundo longa-metragem, que conta a história de uma enfermeira em Mumbai que enfrenta antigas feridas emocionais, deixou uma forte impressão no público internacional. Outros filmes indianos notáveis de 2025 são “A semente da figueira sagrada” e “Queer“, ambos celebrando a diversidade e a originalidade da nova safra de cineastas do país.
O que marca a estreia de um novo diretor em Hollywood?
Jesse Eisenberg faz sua estreia como diretor em um filme que poderá render a Kieran Culkin o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O enredo mostra uns primos que, após a morte de sua avó, partem em uma viagem à Polônia para descobrir suas raízes. Este ano, tivemos também outros estreantes chamando atenção, como nos filmes “Materialistas“, “Uma verdadeira dor“, “Eu ainda estou aqui” e “Um completo desconhecido“, tornando 2025 um marco para novas vozes em Hollywood.
Quais são as lições dos grandes filmes de 2025?
- Lugares como Toronto e Cannes receberam os filmes mais impactantes do ano, como “Mickey 17“, “A boa carta“, “A Fúria“, “Muito longe“, e “Armas“.
- Diretores como Guadagnino continuam redefinindo o cinema contemporâneo, junto a projetos como “The Community“, “Maria Callas“, e “Queer“, que dialogam com temas modernos.
- Novos diretores como Eisenberg estão ditando tendências em Hollywood, enquanto filmes como “The Community“, “A luz que imaginamos“, “As Vidas de Sing Sing“, “As Tartarugas“, “O Jóquei“, “A Conspiração Fenícia“, “Senhorita Carvão“, “Surdo“, “Guerra. Tempo de Guerra“, “Babygirl“, “Tardes de Solidão“, “Inimigos” e “O Diabo Veste Prada 2” se destacam entre as produções mais aguardadas e comentadas do ano.