Dor nas costas atrapalha sono, mas escolher a postura certa pode aliviar sintomas. Um médico destaca posições que protegem sua coluna espinhal e ajudam a dormir melhor.
- Posturas recomendadas: de costas ou de lado, com apoios específicos
- Importância do alinhamento da coluna vertebral para reduzir tensões
- Ergonomia do travesseiro faz diferença no suporte do pescoço
Como dormir de costas ajuda a coluna?
Dormir de costas, com um travesseiro sob os joelhos, favorece a manutenção da curva natural da espinha. Essa postura distribui o peso de forma uniforme e reduz pressão na região lombar, promovendo relaxamento muscular.
Para quem sente dores ou rigidez nessa área, essa posição pode evitar esforço desnecessário, além de melhorar a circulação. Também ajuda a evitar que os músculos trabalhem para corrigir desalinhamentos durante o sono.

Quando dormir de lado é mais indicado?
Se você tiver dor na coluna, dormir de lado com um travesseiro entre as pernas pode ser especialmente benéfico. Essa posição alinha coluna e quadril, evitando torções ou rotações que tensionam a lombar.
Também se recomenda manter o pescoço em posição neutra, com o travesseiro de cabeça ajustado para que ele não fique nem muito elevado, nem completamente reto, reduzindo estiramento dos músculos cervicais.
Quais cuidados tomar com o travesseiro?
O travesseiro é um componente essencial para garantir conforto e proteção da cervical e da coluna. Colocar o travesseiro ideal evita curvar ou esticar demais o pescoço.
- Use travesseiro de altura média, que preencha o espaço entre a cabeça e o colchão.
- Para quem dorme de lado, travesseiro deve alinhar cabeça e ombros.
- Para quem dorme de costas, travesseiro sob os joelhos ajuda relaxar as pernas e aliviar a lombar.

Leia mais: Dor nas costas e cansaço podem ser sinais de um problema na coluna
Que posturas evitar para não agravar dores na coluna?
Evitar dormir de bruços é recomendado para quem sofre com dores, pois essa posição pressiona a lombar e torce o pescoço. Além disso, ela exige esforço dos músculos abdominais para estabilizar o tronco.
Dor na coluna tende a piorar quando se adotam posturas que comprimem ou esticam demais articulações e tecidos moles durante várias horas de sono. O ideal é manter alinhamento neutro para todas as regiões do corpo.
Quais ajustes práticos você pode fazer agora?
Implementar pequenas mudanças na sua rotina de dormir pode gerar alívio significativo. Com constância, essas medidas favorecem recuperação e evitam intensificação dos sintomas.
- Teste travesseiros firmes para joelhos e pescoço
- Mantenha o colchão firme, que suporte o corpo sem afundar muito
- Se possível, consulte fisioterapeuta para adaptá-los à sua anatomia