A artrose é uma condição crônica que afeta as articulações, causando dor intensa, rigidez e, em casos mais graves, perda de movimento. Diversas opções naturais podem auxiliar no alívio desses sintomas, sendo o orégano uma delas. Amplamente utilizado na culinária para realçar o sabor dos pratos, o orégano oferece benefícios que vão além de suas qualidades culinárias. Um dos componentes principais desse tempero, a beta-cariofilina (E-BCP), possui propriedades que podem beneficiar a saúde articular.
O potencial anti-inflamatório e analgésico do óleo de orégano é notável, sendo eficaz no tratamento de dores variadas, como as de dente. Suas ações benéficas decorrem não apenas da beta-cariofilina, mas também de um conjunto de vitaminas e minerais presentes em sua composição. Vitaminas A, C, E, e K, além de folato, ferro, cálcio e potássio são apenas alguns dos nutrientes que colaboram para o combate a diferentes tipos de dor.
Quais são os outros benefícios do orégano para a saúde?
O orégano não se limita a alinhar suas propriedades exclusivamente ao alívio de dores articulares. Suas propriedades antimicrobianas ajudam na digestão e no combate a algumas bactérias e vírus. O orégano também pode apoiar o sistema imune, potencializando uma defesa natural mais eficaz contra agentes infecciosos. Assim, o orégano mostra-se um aliado versátil na promoção de uma saúde mais equilibrada.

O orégano é seguro para todas as pessoas?
A segurança no consumo de orégano é geralmente alta quando o mesmo é ingerido por via oral em quantidades adequadas. Entretanto, existem algumas ressalvas que devem ser levadas em consideração. Grávidas e pessoas alérgicas a plantas da família Lamiaceae, como manjericão, lavanda, menta e sálvia, devem evitar seu uso. Isso se deve à possibilidade de reações adversas que podem comprometer a saúde desses grupos. É importante lembrar que, em casos de dúvida, procurar orientação de um profissional, como um médico ou nutricionista, é sempre recomendado.
Leia também: A erva de cozinha que protege o sistema nervoso e é fácil de cultivar em casa
Como incorporar o orégano na dieta?
Introduzir o orégano na alimentação diária é uma tarefa simples, considerando sua vasta aplicabilidade culinária. Pode ser usado seco ou fresco, em molhos, saladas, sopas e carnes, agregando sabor e benefícios à saúde. Além disso, o óleo de orégano pode ser uma opção para quem busca um uso mais terapêutico, preparando infusões ou chás que aproveitem suas propriedades medicinais. No Mediterrâneo, por exemplo, receitas tradicionais já utilizam o orégano como base para preparados fitoterápicos há centenas de anos.
Em suma, o orégano, quando utilizado de forma adequada, alia seu valor gastronômico às suas propriedades medicinais, atuando como um suporte natural contra dores e inflamações, bem como no fortalecimento da saúde em geral. Abordar a artrose e outras condições com métodos complementares como este pode representar um avanço significativo no bem-estar geral, desde que um profissional de saúde seja consultado para orientações personalizadas e seguras.