Nem toda casa tem a sorte de ser banhada em luz natural. No entanto, isso não significa que você deve abrir mão de plantas de interior. Mesmo em ambientes escuros ou sem janelas, existem opções para adicionar um toque verde. Algumas espécies se adaptam bem a condições de luz mínima.
- Descubra quais plantas podem sobreviver em condições de pouca luz.
- Aprenda como cuidar de cada espécie nas condições ideais.
- Dicas para manter suas plantas saudáveis e vibrantes, mesmo longe do sol.
Quais plantas de interior podem crescer sem luz solar direta?
Se o seu banheiro não possui janelas, o Lírio da paz, também conhecido como Spathiphyllum, é uma ótima opção. Esta planta prospera na sombra ou meia-sombra. Ela prefere locais com alta umidade e temperaturas entre 20 e 25 graus.
Para locais internos mais secos, borrife a planta com água morna e certifique-se de regá-la duas vezes por semana no verão; no inverno, reduza a frequência.
Como cuidar da Palmeira rafis em ambientes pouco iluminados?
A Palmeira rafis (Rhapis excelsa) é ainda mais fácil de cuidar, pois necessita de pouca luz e apenas de água a cada duas a três semanas. Ela prefere temperaturas entre 15 e 20 graus, suportando de 5 a 10 graus no inverno. Nessas condições, pode crescer até dois metros de altura.
Quais plantas se adaptam a espaços frios e escuros?
A Zamioculcas ou Zamioculcas zamiifolia cresce bem em locais escuros, atingindo até metade da altura da palmeira. No entanto, ela precisa de temperaturas entre 18 e 25 graus devido à sua origem tropical. Excesso de água pode prejudicá-la, especialmente no inverno, quando pode sobreviver algumas semanas sem rega.
Quais os benefícios de ter plantas de interior em casa?
Além de embelezarem o ambiente, estudos da NASA apontaram que determinadas plantas de interior podem ajudar a melhorar a qualidade do ar, absorvendo poluentes e aumentando a umidade. Ter plantas também pode contribuir para a sensação de bem-estar, reduzir o estresse e tornar qualquer espaço mais acolhedor.
Quais são as melhores plantas para meia sombra?
A Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) prospera em meia-sombra, mas em locais muito escuros, suas folhas tendem a ser menores e menos vibrantes. A umidade deve ser controlada, pois correntes de ar e umidade baixa são prejudiciais. Regue regularmente e mantenha em um espaço entre 18 e 22 graus.
Como cuidar de outras plantas em ambientes internos?
A Samambaia (Nephrolepis) exigem temperatura média de cerca de 20 graus. Eles amam umidade, tornando-os adequados para banheiros. Além da rega regular, borrife as folhas com água.
Aspidistra pode ser cultivada em ambientes escuros?
A Aspidistra elatior é extremamente resistente. Pode ser colocada em locais escuras, lidando bem com correntes de ar e variações de temperatura. Uma rega semanal é adequada, necessitando de menos água no inverno.
Quais são os pontos mais importantes sobre plantas para ambientes pouco iluminados?
- Muitas plantas podem viver em condições de pouca luz, garantindo verde em qualquer ambiente.
- Conhecer as necessidades de cada planta ajuda a mantê-las saudáveis e bonitas o ano todo.
- Experimente diferentes espécies para encontrar a planta perfeita para cada cômodo da sua casa.