Um gastroenterologista revelou que muitos objetos comuns encontrados no dormitório podem impactar negativamente sua saúde. Isso envolve desde afetar sua qualidade de sono até causar problemas respiratórios. Inclusive, profissionais da saúde reforçam que o ambiente do quarto pode estar diretamente ligado ao surgimento de alergias e desconfortos.
- Almofadas velhas acumulam alérgenos e causam reações alérgicas.
- Colchões desgastados podem levar a problemas de postura e dor nas costas.
- Ambientadores liberam compostos que afetam a saúde respiratória.
Por que almofadas velhas são prejudiciais à saúde?
De acordo com especialistas, almofadas velhas podem causar problemas respiratórios. Elas acumulam ácaros, poeira e suor ao longo do tempo. Além disso, essas almofadas perdem suporte, levando a dor de pescoço e má postura. Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, a troca regular desses itens pode evitar crises alérgicas.
Colchões desgastados afetam a coluna?
Um colchão velho é um dos piores inimigos do sono de qualidade. Com mais de sete anos de uso, ele pode não oferecer o suporte necessário, resultando em dores crônicas nas costas. Trocar o colchão regularmente é essencial para evitar gastar mais com a saúde futuramente. De acordo estudos, colchões antigos contribuem significativamente para o aumento de dores lombares.

Leia também: Chás que ajudam a reduzir a ansiedade e garantir noites de sono reparador
A ambientação do quarto com aromatizantes tem riscos ocultos?
Os ambientadores de ambiente, embora ofereçam uma sensação de frescor, liberam compostos como ftalatos, que estão associados a problemas respiratórios e alterações hormonais. Optar por alternativas naturais pode ser uma solução mais saudável. Inclusive, instituições como a Organização Mundial da Saúde recomendam evitar exposição prolongada a esses componentes químicos, especialmente em ambientes fechados.
Quais mudanças simples geram grande impacto na saúde?
- Troque suas almofadas a cada dois anos para evitar alergias.
- Substitua o colchão a cada sete anos para garantir qualidade de sono.
- Prefira ambientadores naturais para um ar mais seguro em casa.