A escolha errada do corte de cabelo pode envelhecer sua aparência após os 50 anos. Veja quais estilos evitar e alternativas que trazem frescor e leveza.
- Cortes pesados e sem movimento agravem a aparência cansada
- Franjas retas podem endurecer traços faciais
- Transformações drásticas de uma vez só nem sempre funcionam
Por que o corte “bob” tradicional pode envelhecer?
Segundo especialistas em salão, o clássico corte “bob” com base reta tende a “pesar” nos fios. Com a idade, as pontas capilares se alargam, o que acentua um visual opaco e sem leveza.
Esse estilo reto e sem desfiados pode acentuar a aparência mais velha, segundo o cabeleireiro Michael Van Clarke, proprietário de estúdio de beleza.

Quais tipos de franja envelhecem o visual?
Muitas mulheres na faixa dos 40–50 anos recorrem a franjas retas na tentativa de disfarçar linhas no rosto. No entanto, esse tipo rígido tende a “pesar” traços e endurecer a expressão.
Franjas leves e texturizadas são mais recomendadas para suavizar os contornos e harmonizar o rosto, segundo o estilista Tomas Smith.
Por que manter a mesma cor jovem pode ser um erro?
O cabeleireiro Richard Ward alerta que cabelos na tonalidade da juventude podem destoar da pele madura. Conforme envelhecemos, o tom da pele muda e exige ajustes de cor.
Usar uma cor dois ou três tons mais clara que a habitual ajuda a integrar os fios com a pele atual, trazendo naturalidade e leveza.

Leia mais: A tendência de unhas mais estilosa do momento
O que acontece quando você ignora a saúde dos fios?
Segundo Edward James, especialista que atende celebridades como Cara Delevingne, muitas mulheres focam apenas na cor e esquecem da estrutura dos cabelos. Fios danificados nunca refletem beleza.
Investir em hidratação e cuidados com o couro cabeludo é essencial para fios elásticos, saudáveis e visual mais jovem.
Como fazer mudanças sem risco de erro? Veja 3 dicas finais
Ao chegar aos 50 anos, é comum querer renovar o visual radicalmente. Mas cortes e cores muito bruscos podem não favorecer e até causar arrependimento.
- Modifique o corte gradualmente, testando perucas ou mechas antes de cortar drasticamente
- Aposte em cortes com movimento sutil e camadas suaves que criem leveza
- Dê preferência a cores harmônicas com o tom da pele madura, evitando contrastes extremos