Você sabia que nem todas as frutas fazem bem para os cães? Algumas, como uva e abacate, podem ser muito perigosas e causar intoxicação. Alexandre Rossi, o Dr. Pet, explica sobre as frutas tóxicas, cuidados a serem tomados e o que fazer se o pet acabar ingerindo esses alimentos.
- Frutas tóxicas que seu cão deve evitar.
- Dicas para proteger seu pet de intoxicações.
- Passos a seguir se seu cão ingerir algo perigoso.
Quais frutas são perigosas para cães?
Algumas frutas tóxicas incluem uva, abacate e cerejas. Elas podem causar sintomas como vômitos e diarreia. Mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais, de acordo com especialistas como Alexandre Rossi. Além dessas, frutas como maçã (sementes), carambola e figo também podem oferecer riscos em casos específicos.
Por que essas frutas fazem mal?
As toxinas dessas frutas afetam o sistema digestivo dos cães. A uva, por exemplo, pode levar a problemas renais. Conforme explicado por Alexandre Rossi, há substâncias específicas presentes nessas frutas que são difíceis de metabolizar para os cães, provocando intoxicações graves.
Quais cuidados devem ser tomados?
Mantenha frutas tóxicas fora do alcance dos cães. Seja cauteloso ao oferecer novos alimentos ao seu pet. Segundo Alexandre Rossi, é importante supervisionar cães durante passeios, pois frutas caídas no chão ou restos em parques urbanos, como no Rio de Janeiro, podem representar um perigo real.

O que fazer em caso de ingestão?
Se o seu cão ingerir alguma fruta tóxica, procure imediatamente um veterinário. Ele pode orientar sobre os primeiros socorros necessários. O veterinário poderá realizar procedimentos rápidos para evitar maiores complicações. Telefones de emergência veterinária, como os disponíveis em cidades como São Paulo, podem ser úteis para um atendimento mais ágil.
Como prevenir acidentes no futuro?
Eduque-se sobre os alimentos perigosos para cães. Evite deixar frutas acessíveis em casa. Sites especializados, como American Kennel Club, oferecem listas de alimentos perigosos para pets. Seguindo essas dicas, você protegerá a saúde do seu pet.
Quais os principais cuidados com a alimentação do seu cão?
- Mantenha-se informado sobre alimentos seguros e perigosos para cães.
- Procure sempre orientação de um veterinário ao introduzir novos alimentos.
- Invista em uma alimentação balanceada e específica para pets.
Leia também: Seu pet destrói tudo quando você sai? Veja o que ele sente e como ajudar