A lavanda é mais do que apenas um arbusto perene perfumado; é um elemento essencial do jardim conhecido por suas belas flores que atraem polinizadores e podem ser colhidas para fazer sabões, chás e muito mais. Para duplicar sua colheita nos próximos anos, considere propagar lavanda a partir de estacas ou por meio de camada. A propagação da lavanda é um processo fácil e recompensador que proporcionará um suprimento interminável de flores. A seguir, vamos compartilhar os métodos mais fáceis e bem-sucedidos para propagar lavanda, segundo especialistas.
- Entenda o momento ideal para propagar lavanda
- Dicas para propagar lavanda no solo e na água
- Cuidados essenciais após a propagação
Qual é o melhor momento para propagar lavanda?
O melhor momento para propagar lavanda é no verão, de junho a setembro, quando as plantas estão crescendo ativamente, diz Damon Abdi, professor assistente de horticultura paisagística da Universidade Estadual da Louisiana. Ele acrescenta que o verão é quando os jardineiros devem pegar estacas de madeira macia (crescimento tenro e flexível), mas estacas de madeira dura (crescimento mais antigo e maduro) podem ser colhidas no outono ou no início do inverno.
Atenção: Todas as cultivares patenteadas de lavanda são protegidas e é ilegal propagá-las. A etiqueta indicará se é patenteado ou não, incluindo um ™ ou símbolo. Algumas fontes têm plantas não patenteadas ou de domínio público que podem ser propagadas.

Como propagar lavanda no solo?
A propagação da lavanda através de estacas de caule é o método mais comum. É feito removendo caules eretos, livres de pragas e doenças, com uma aparência saudável e plantando-os em pequenos recipientes. Siga estas etapas de Andrew Bunting, vice-presidente de horticultura da Sociedade de Horticultura da Pensilvânia, para propagar estacas de lavanda no solo.
Como propagar lavanda na água?
De acordo com Andrew Bunting, as estacas de lavanda também podem ser propagadas na água, o que é mais rápido e fácil do que plantar as estacas no solo. Aqui está como fazer do jeito certo.
Quais cuidados ter com a lavanda propagada?
Cuidar adequadamente de suas estacas garantirá que cresçam em plantas maduras. Uma vez que as estacas foram propagadas em recipientes individuais, Andrew Bunting diz para regar o solo apenas o suficiente para mantê-lo úmido, pois muita água causa apodrecimento das raízes. Evite colocar as estacas em uma área com luz direta, pois Damon Abdi diz que isso pode levar ao murchamento. “Nos próximos meses, as estacas das plantas crescerão em plantas maiores. No final, podem ser plantadas no jardim na primavera ou no verão”, observa Andrew Bunting.

As estacas de lavanda levarão cerca de quatro a seis semanas para criar raízes na água. Damon Abdi alerta contra deixá-las criar raízes demais na água antes de transplantar para o solo. “Se forem deixadas para crescer na água por muito tempo, as raízes podem ser menos capazes de se aclimatar ao solo quando transplantadas”, diz ele. Raízes no solo são uma abordagem melhor do que na água, diz Andrew Bunting, porque há o risco de as raízes apodrecerem na água.
Quais métodos evitar ao propagar lavanda?
Existem alguns erros a evitar ao propagar lavanda. Andrew Bunting diz para manter uma boa circulação de ar para evitar o apodrecimento. Certifique-se também de que o solo é bem drenado e use emendas que aumentem a drenagem, como perlita. Finalmente, ele diz para garantir que as estacas tenham um bom sistema radicular antes do transplante.
Leia também: Como plantar orquídeas na primavera e garantir flores deslumbrantes
Quais são as práticas recomendadas para propagar lavanda?
- Propague lavanda durante o verão para melhores resultados
- Escolha entre métodos no solo ou na água, conforme conveniente
- Cuide adequadamente das estacas para garantir o crescimento saudável
- Mantenha o solo úmido e bem drenado, evitando o excesso de água
- Use fertilizantes orgânicos leves se perceber baixa vitalidade nas novas mudas