Segunda-feira. Só de ouvir essa palavra, muitas pessoas já sentem um grande peso nos ombros, acompanhado de um longo suspiro. A segunda-feira pode ser particularmente mais pesada para alguns, de tal modo que o mal-estar começa já no domingo.
- Ansiedade antecipada: Conhecida como “síndrome do domingo à tarde”, pode roubar o descanso do fim de semana.
- Padrões emocionais: Podem fazer da segunda-feira mais uma sentença do que um recomeço.
- Atenção e mudança: Reconhecer o peso emocional é o primeiro passo para melhorar a rotina.
É possível mudar a nossa percepção da segunda-feira?
A resposta honesta é: depende. Depende da história pessoal, das condições de vida e do quanto a sua rotina é sufocante. Mas, se esse é um tema do seu interesse, ajustes podem contribuir para uma melhora. A percepção é um campo em que podemos trabalhar.
Mudar a percepção não significa negar sentimentos ou fingir felicidade tóxica. Para construir um olhar que permita mudança, é preciso ação consciente.
De acordo com a psicóloga clínica Dra. Mariana Ferreira, especialista em saúde emocional, “o acolhimento das próprias emoções e a busca de novos olhares para situações recorrentes são passos essenciais para transformar a relação com as segundas-feiras. Quando nomeamos aquilo que está difícil, abrimos espaço para compreendê-lo melhor e buscar estratégias de enfrentamento – pequenas ou grandes”.
Como mudar a relação com a segunda-feira?
Nomeie o que está pesado: O que exatamente torna sua segunda-feira difícil? Dar nome ao mal-estar é o primeiro passo para não ser esmagado pelo que se sente. Por exemplo:

- Sono acumulado?
- Falta de propósito no trabalho?
- Sensação de não ter tido um tempo seu no fim de semana?
Além disso, é possível pensar em pequenos ajustes que possam contribuir para uma mudança.
Crie âncoras: Talvez não seja possível mudar tudo agora. Mas é possível criar pontos de apoio:
- Uma música agradável no caminho
- Uma pausa consciente para respirar
- Um café, um copo d’água tomada com calma
Essas pequenas alterações de atenção e âncoras positivas podem ajudar a não repetir tudo igual, abrindo caminho para novas possibilidades. Inclusive, técnicas como o uso de aplicativos de bem-estar, como o Headspace ou o Calm, podem apoiar o desenvolvimento de rotinas mais leves para a segunda-feira.
Como planejar a longo prazo?
Olhe para a segunda-feira como uma oportunidade de construção e novas possibilidades. O importante é não perder a esperança. Nem toda segunda será perfeita ou terrível. Desejo que você atravesse-as com mais consciência e gentileza consigo mesmo.
Se suas segundas-feiras estão pesadas, pode ser hora de olhar para seus sentimentos com carinho e buscar apoio. A psicoterapia é um espaço seguro para construir mudanças internas e externas, no seu tempo e do seu jeito. No Brasil, por exemplo, é possível contar com serviços como o CVV (Centro de Valorização da Vida) para apoio emocional gratuito.
Que atitudes tomar para tornar as segundas-feiras mais leves?
- Identifique seus desafios: Entenda os fatores que tornam o início da semana difícil.
- Crie rotinas positivas: Encontre pequenas ações que tragam conforto e motivação.
- Considere apoio profissional: A terapia pode oferecer ferramentas para a mudança de percepção.