Especialistas concordam que consumir um ovo por dia é seguro para a maioria das pessoas, embora tudo dependa do estado cardiovascular e da forma de preparo. Para pessoas saudáveis e com uma dieta equilibrada, comer um ovo por dia é normalmente seguro, de acordo com instituições como a Associação Americana do Coração e nutricionistas argentinos. Confira os detalhes.
- Aqueles que não obtêm proteína suficiente de outras fontes podem aumentar o consumo para até dois ovos por dia.
- Para quem tem colesterol alto ou doenças cardiovasculares, recomenda-se limitar o consumo.
- O ovo oferece proteínas completas e nutrientes essenciais.
É seguro comer um ovo por dia?
De acordo com estudos recentes, o consumo diário de ovos costuma ser seguro para pessoas com um sistema cardiovascular saudável. Porém, se você já tem colesterol alto ou alguma doença cardiovascular, o recomendado é limitar o consumo a quatro ou cinco ovos por semana.
Quais os benefícios nutricionais do ovo?
O ovo contém colesterol na gema, o que por muitos anos levou à crença de que seu consumo aumentava o colesterol sanguíneo. No entanto, estudos recentes mostram que o colesterol da dieta tem um impacto menor do que se pensava e que o ovo pode até estimular a lipoproteína HDL (colesterol “bom”).
Além disso, o ovo fornece proteínas completas, 13 nutrientes essenciais (vitaminas A, D, E, B12, ferro, zinco, entre outros) e substâncias como a lecitina, benéficas para o sistema nervoso.

Como preparar o ovo de forma segura?
Cozinhar o ovo até que sua temperatura interna atinja pelo menos 65 °C ajuda a eliminar riscos de infecções como a salmonela. Este é um ponto-chave para garantir a segurança alimentar.
Por exemplo, optar por ovos cozidos ou pochê garante que atinjam a temperatura adequada para eliminar bactérias prejudiciais.
Quais são os principais achados?
- Para a maioria das pessoas, um ovo por dia é compatível com uma dieta saudável.
- O impacto do colesterol da dieta é menor do que se pensava.
- Pessoas com condições cardíacas devem moderar o consumo de ovos.
Resumindo: para a maioria das pessoas, um ovo por dia (e até dois se houver necessidade de aporte proteico) é perfeitamente compatível com uma alimentação saudável. Mas se você tem condições cardíacas ou colesterol alto, o ideal é moderar o consumo.
Leia também: Os alimentos que mais provocam gases e como evitar o desconforto