Usar plantas que combatem a umidade pode reduzir mofo, melhorar a qualidade do ar e ainda decorar o ambiente. Lírio-da-paz, hera e espada de São Jorge estão entre as espécies que ajudam a equilibrar o microclima interno quando as chuvas começam.
Por que plantas são tão eficientes contra mofo e humidade?
Algumas espécies têm folhas que absorvem água e a transportam até as raízes, reduzindo o excesso de umidade que favorece o mofo nas paredes. Segundo especialistas, isso ajuda a equilibrar naturalmente a atmosfera em cômodos mais fechados ou mal ventilados.
Além da absorção de água, várias plantas filtram toxinas e impurezas do ar, atuando como um purificador natural. O lírio-da-paz, por exemplo, mostrou eficácia contra alérgenos internos, podendo aliviar irritações leves em pessoas mais sensíveis.

Quais espécies são consideradas as melhores para isso?
Algumas plantas são mais eficientes para áreas internas e dão bons resultados em banheiros, salas e áreas com pouca ventilação, ajudando no controle de mofo no período de temperaturas mais baixas e casas mais fechadas.
- Hera: absorve umidade e melhora a qualidade do ar
- Espada-de-São-Jorge: resistente, tolera ambientes quentes e úmidos
- Samambaia e planta-aranha: filtram toxinas e são seguras para pets
Leia mais: Dicas de plantas para fachadas bonitas e fáceis de cuidar em novembro
Plantas podem realmente reduzir riscos à saúde causados pelo bolor?
Especialistas em pulmão alertam que o mofo pode agravar asma, provocar surtos respiratórios e até piorar sintomas de inflamações crônicas. Embora plantas não substituam tratamento, elas auxiliam na prevenção ao controlar o excesso de umidade que alimenta o bolor.
Estudos também apontam impactos hormonais associados ao contato prolongado com mofo em ambientes internos, como queda de libido e alterações de humor em mulheres e possíveis impactos nos níveis de testosterona nos homens expostos ao fungo.

Como usar essas plantas de forma estratégica dentro de casa?
Posicione cada espécie em áreas que mais acumulam umidade e priorize vasos em pontos de sombra com boa circulação de ar, pois isso potencializa o poder purificador dessas plantas no dia a dia da casa.
- Banheiro e lavanderia sofrem mais com mofo
- Cantos com pouca luz pedem espécies que toleram sombra
- Não exagere na rega: excesso de água cria efeito contrário




