Muitas pessoas pensam que os lençóis só ficam realmente limpos depois de uma lavagem em altas temperaturas, como 60 ou até 90 graus. No entanto, segundo especialistas, isso geralmente é desnecessário. Com a combinação certa de temperatura e detergente, você pode garantir a higiene perfeita da sua roupa de cama, sem prejudicar o tecido ou sua conta de energia.
- Lavar em temperaturas muito altas pode causar danos às fibras do tecido.
- Os detergentes modernos funcionam perfeitamente em temperaturas mais baixas.
- Escolher a temperatura certa economiza energia e dinheiro.
Por que 60 graus nem sempre é necessário?
Lavar lençóis em água muito quente pode danificá-los e gerar custos energéticos desnecessários, enquanto lavar em água muito fria nem sempre elimina todas as bactérias e ácaros. Então, qual seria o melhor meio-termo?
Os detergentes modernos possuem enzimas e ativos que agem bem até em águas mais frias. Uma lavagem a 40 °C pode eliminar até 99% das bactérias e ácaros domésticos, segundo especialistas. Assim, além de garantir a higiene, a lavagem é mais delicada para as fibras e cores dos seus lençóis.

Quando optar por temperaturas mais altas?
Existem situações em que lavar a uma temperatura mais elevada é indicado. Por exemplo, em períodos de doença ou para pessoas com alergia severa a ácaros. Nesses casos, uma lavagem a 60 °C pode ajudar a remover germes e alérgenos extras. Também em casos de manchas difíceis ou quando o tecido tem contato intenso com a pele, optar por uma temperatura maior é recomendado.
Alguns profissionais destacam que a melhor escolha é sempre lavar na temperatura máxima suportada pelo tecido, conforme indicado na etiqueta. Um médico explica que certos vírus e bactérias, como o norovírus, só são realmente neutralizados em lavagens a 60 graus.
É possível lavar no frio diariamente e economizar energia?
No uso diário, lavar com água fria (20 °C) é suficiente, especialmente se combinado com um detergente de alta performance. Essa é a forma mais econômica: pode reduzir o consumo de energia em até 62% quando comparado à lavagem a 40 °C.
Portanto, não é necessário programar a lavadora para temperaturas altíssimas para garantir que seus lençóis fiquem limpos e cheirosos. Para a manutenção diária, 40 °C já resolve o problema. Assim, você protege sua pele, suas roupas e ainda cuida do seu bolso. Reserve a lavagem quente de 60 °C apenas para situações em que um cuidado extra com a higiene seja realmente fundamental.
Quais são dicas práticas para uma rotina de lavagem eficaz?
Escolher conscientemente temperaturas mais baixas ajuda a preservar o meio ambiente e faz com que suas lavagens sejam mais eficientes do ponto de vista energético. Prefira detergentes modernos, criados justamente para atuar bem em temperaturas reduzidas. Deixe as temperaturas altas apenas para situações específicas, em que a higiene extra se faz necessária.
- Economize energia optando por lavar a frio quando possível.
- Reserve 60 °C para roupas muito sujas ou quando a higiene precisa ser reforçada.
- Escolha o detergente adequado para baixas temperaturas.