O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou na noite desta quarta-feira (23) que mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados cadastrais expostos devido a um incidente no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud).
Segundo o CNJ e o Banco Central (BC), o vazamento ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho e foi rapidamente contido. Foram acessados de forma indevida dados cadastrais não sigilosos, sem qualquer exposição de senhas, saldos ou movimentações financeiras.
Quais dados foram vazados?
As informações divulgadas envolvem exclusivamente dados cadastrais, sem permitir movimentações ou acesso às contas bancárias dos titulares:
- Nome da pessoa
- Chave Pix
- Nome da instituição financeira
- Número da agência
- Número da conta
Não foram comprometidos dados sensíveis como senhas, valores em conta ou transações realizadas.
Entenda o que é o Sisbajud
O Sisbajud é uma ferramenta eletrônica que conecta o Poder Judiciário ao Banco Central, permitindo o bloqueio de ativos e a solicitação de informações financeiras por ordem judicial. Ele substitui o antigo sistema BacenJud e facilita o cumprimento de ordens judiciais em processos de cobrança.

Houve riscos para os usuários do Pix?
De acordo com o Banco Central, o impacto para os usuários é considerado baixo. As informações obtidas não permitem realizar operações financeiras nem violar o sigilo bancário dos titulares.
Mesmo assim, o BC decidiu tornar o caso público por compromisso com a transparência, apesar de a divulgação não ser obrigatória por lei.
Como saber se você foi afetado?
O CNJ informou que disponibilizará em breve uma ferramenta de consulta no site oficial (www.cnj.jus.br) para que os cidadãos possam verificar se tiveram seus dados expostos.
Atenção: o CNJ não entrará em contato por telefone, e-mail, mensagens de texto ou redes sociais. Qualquer abordagem direta deve ser considerada suspeita de golpe.
O que acontece agora?
O Banco Central está conduzindo uma apuração detalhada do incidente e, nos próximos dias, irá divulgar um relatório oficial em sua página de exposições de dados do Pix.
Até o momento, não há indícios de prejuízos aos usuários e o funcionamento do sistema Pix segue normalizado.
Fonte: Agência Brasil