Qual o momento ideal para a maternidade? Esse é um tema que tem se intensificado muito nos últimos anos, com frequência, o foco recai sobre a idade, especialmente por volta dos 30 anos, que é um momento da vida em que muitas mulheres consideram como um marco decisivo para definir dessa questão. Essa percepção se relaciona à realidade biológica das mulheres, que já nascem com um número definido de óvulos e que diminuem ao longo da vida reprodutiva, inversamente ao que ocorre com os homens podem produzir espermatozoides continuamente independentemente da idade.
As inovações médicas evoluíram consideravelmente, oferecendo novas possibilidades para quem deseja adiar a maternidade. Técnicas como o Congelamento de Óvulos, têm ampliado as chances de gestação para além das limitações impostas pela natureza. Inicialmente desenvolvidas para proteger a fertilidade de pacientes oncológicas, estas técnicas passaram a ser utilizadas por mulheres que desejam postergar a gravidez por razões diversas.
Como funciona o Congelamento de Óvulos?
O processo de Congelamento de Óvulos inicia-se com o estímulo hormonal para aumentar a produção de óvulos em um ciclo menstrual. Em condições naturais, a mulher libera apenas um óvulo por ciclo. Assim, o tratamento hormonal busca ampliar essa quantidade para cerca de 12 óvulos ou mais, maximizando as chances de sucesso na preservação. A partir daí, os óvulos são coletados e congelados em nitrogênio líquido, sem o uso de técnicas invasivas.

O procedimento é realizado com uma sedação leve e guiado por ultrassom vaginal, durando cerca de 10 a 15 minutos. A paciente geralmente passa cerca de 2 horas na clínica antes de retornar para casa. Após o congelamento, os óvulos podem permanecer preservados por tempo indeterminado, proporcionando às mulheres a liberdade de decidir quando utilizá-los.
Descongelando Óvulos: quais as chances de sucesso?
Quando uma mulher decide utilizar seus óvulos congelados, inicia-se o processo de descongelamento e fertilização in vitro. O sucesso do procedimento depende de fatores como a idade da mulher no momento do congelamento e do implante, a quantidade de óvulos descongelados com sucesso e a qualidade dos mesmos. A taxa de sobrevivência após o descongelamento com sucesso varia entre 85% a 95%.
Os prognósticos de gravidez ao usar óvulos congelados são comparativamente melhores do que os chances de concepção natural para mulheres em idade avançada. Por exemplo, uma mulher de 40 anos que tenha congelado óvulos antes dos 35 pode ter entre 60% a 80% de chances de gravidez por tentativa de fertilização in vitro, uma taxa significativamente mais alta em comparação com métodos naturais.
Quem pode optar pelo Congelamento de Óvulos?
Geralmente, não existem contraindicações médicas para o Congelamento de Óvulos, mas o custo ainda é uma barreira significativa. O processo completo de congelamento custa entre R$18 mil a R$25 mil e não é coberto por planos de saúde em situações não ligadas ao tratamento de câncer. No SUS, o acesso também é restrito a casos médicos específicos. Além disso, o armazenamento dos óvulos implica um custo anual adicional.
Para as mulheres que consideram essa opção, é crucial ter uma conversa com médicos especialistas sobre todas as alternativas e suas implicações. A decisão de congelar os óvulos deve ser priorizada quando existem metas e prioridades pessoais e profissionais..
Decisão informada: considerações e planejamento
A decisão de congelar óvulos é pessoal e requer avaliação das circunstâncias de vida. Mulheres como Karina Dohme, que optaram por esta alternativa para equilibrar carreira e maternidade, demonstram a importância do planejamento e da consideração cuidadosa. Embora o momento perfeito para a maternidade não exista, a ciência oferece meios para que as mulheres tomem decisões mais tranquilas e seguras.
Em última análise, é sobre escolha, possibilidade e liberdade. A ciência, aliada ao apoio médico e ao diálogo aberto, pode ajudar a liberar as mulheres da pressão da idade, permitindo que explorem a maternidade de uma forma que melhor se adapte às suas vidas e aspirações.
Entre em contato: Fertivitro Reprodução Humana Centro especializado em Reprodução Humana Assistida