Intestino em dia: "segundo cérebro" vira oportunidade de estágio
Mais do que atuar na prisão de ventre, marca incentiva a conversa sobre constipação de forma criativa a partir de vaga na área de marketing da empresa
compartilhe
Siga noA busca por talentos no mundo corporativo está sempre evoluindo, mas um anúncio de vaga de estágio recente no LinkedIn chama atenção pela importância dada a um tema muitas vezes negligenciado: o cocô. Apesar do tom de humor de DulcoLax, marca de laxantes mais vendida no mundo1 e do portfólio da unidade de consumo da Sanofi, que está oferecendo a oportunidade, a seriedade na abordagem é um reflexo de um fenômeno crescente de conscientização sobre a importância da saúde intestinal.
Nosso intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebro" por muitos pesquisadores, desempenha um papel vital em nosso bem-estar geral. Ele controla uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos, regulando nossos neurônios intestinais que, surpreendentemente, têm uma influência significativa em nosso comportamento, emoções e até mesmo caráter.
Pesquisa recente contratada pela DulcoLax, elaborada pela Ipsos, revelou números importantes que conectam constipação a uma ampla gama de condições que impactam na realização de atividades do nosso cotidiano. Dos 600 entrevistados para o estudo, 90% declararam que a prisão de ventre afeta em algum nível tarefas diárias. Por isso a ligação desse problema à performance no trabalho2.
"A partir dos resultados gerados pelo estudo, que vincula a saúde do intestino e o bem-estar geral, nos encorajamos a não apenas abordar o tema de forma leve, mas também o destacar como um ponto a ser respeitado na seleção de talentos. Vale ressaltar que, apesar do tom de voz bem-humorado de DulcoLax nas redes sociais, evidenciamos o pilar educacional da marca, com foco na importância de discutirmos o assunto de forma aberta, informativa e com embasamento científico", contextualiza Marília Zanoli, Diretora de Marketing em Consumer Healthcare na Sanofi.
Outros dados importantes levantados pelo estudo com 600 entrevistados, entre homens e mulheres acima de 18 anos, mostram que:
97% dos entrevistados afirmam que os sintomas de constipação afetam a vida de alguma forma;
35% afirmam que os sintomas de constipação afetam muito ou o extremamente o humor, sendo a esfera da vida mais afetada;
56% acreditam que falar sobre cocô é um tabu. Profissionais de saúde e núcleo familiar são os ambientes mais confortáveis para falar sobre constipação;
Por outro lado, 54% ainda se sentem desconfortáveis de falar sobre o tema em ambientes mais formais – como com colegas de estudo ou de trabalho;
Ir ao banheiro fora de casa ainda é uma barreira muito grande. 45% ainda se sentem desconfortáveis para ir ao banheiro em viagens com a família. Quando se trata de ambientes como trabalho, escola e casa de amigos, esse número sobe para aproximadamente 60%;
Nesse sentido, 78% declaram que ir ao banheiro fora de casa atrapalha a rotina;
Constipação não é apenas saúde intestinal. 60% declara que os sintomas de constipação atrapalham no gerenciamento do stress e afetam a saúde mental;
Por outro lado, 77% associam saúde mental como sinônimo de “ter sucesso” e 72% saúde física.
Um intestino saudável é fundamental para a saúde geral e, por isso, a vaga informa que fazer cocô é parte importante da cultura da equipe que trabalha com a marca, relacionando a ida ao banheiro regularmente ao processo seletivo, não como fator eliminatório, mas sim para dar luz a um tema que ainda é motivo de constrangimento e tabu para muitos.
Embora a ação de DulcoLax possa parecer incomum, ela reflete uma tendência de abertura e discussão franca sobre a saúde intestinal, um tema que muitas vezes é evitado nas conversas cotidianas, especialmente nos ambientes corporativos.
O anúncio da vaga salienta que os candidatos devem demonstrar um interesse genuíno na promoção da saúde intestinal e entender a importância de hábitos alimentares equilibrados. "Esse critério no recrutamento mostra que, mesmo em setores sérios como a saúde, há espaço para criatividade e diálogo sobre temas importantes. O cocô pode até ser um tema engraçado de se comentar, mas sua relevância para o equilíbrio físico e mental jamais deve ser subestimada", reforça a CMO da companhia.
A vaga de estágio estará disponível no perfil da Sanofi no LinkedIN até o dia 22 de novembro de 2023.