A Europa entrou no Mundial de Clubes com o favoritismo e confirmou ao ter o melhor aproveitamento na fase de grupos entre os continentes. Dos 12 clubes que foram à disputa nos Estados Unidos, nove passaram para as oitavas de final, ou seja, 75% das equipes avançaram na competição. Só que três times já se despediram e voltaram ao Velho Continente.
Enquanto a Europa classificou nove dos 12 representantes, a América do Sul foi o segundo melhor continente: quatro das seis equipes se classificaram – os brasileiros Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras passaram, enquanto os argentinos Boca Juniors e River Plate foram eliminados. Logo, os times da Conmebol tiveram 66,6% de aproveitamento.
O terceiro melhor nesse quesito foi a Concacaf, que organiza os torneios de América do Norte e Central: dois – Inter Miami-EUA e Monterrey-MEX – dos cinco representantes (40%) se classificaram. Já a Ásia mantém o Al-Hilal na disputa e passou um dos quatro clubes (25%) que estavam no Mundial. Já a África, que contou com quatro times, e a Oceania, que teve apenas o Auckland-NZE, não conseguiram se classificar (0%).
Os times europeus que caíram na fase de grupos do Mundial
Enquanto Benfica-POR, Chelsea-ING, Paris Saint-Germain-FRA, Bayern de Munique-ALE, Inter de Milão-ITA, Manchester City-ING, Real Madrid-ESP, Juventus-ITA e Borussia Dortmund-ALE foram às oitavas de final – veja datas e horários dos jogos abaixo -, três clubes europeus já foram eliminados do Mundial de Clubes.
No Grupo A, o Porto-POR somou apenas dois pontos ao empatar com Palmeiras e Al-Ahly-EGI e decepcionou na disputa do Mundial de Clubes, já que foi o único europeu que não venceu.
Outro clube que se esperava mais era o Atlético de Madrid-ESP, mas os Colchoneros foram goleados pelo PSG na estreia e, mesmo após somar seis pontos ao vencer Botafogo e Seattle Sounders-EUA, foi eliminado no Grupo B atrás do time francês e do clube brasileiro no critério de desempate, que foi o saldo de gols nos confrontos diretos.
Por fim, o último europeu eliminado na fase de grupos foi o RB Salzburg-AUS. Representante do futebol alternativo do continente no Mundial, a equipe austríaca até venceu o Pachuca, mas empatou com Al-Hilal, perdeu para o Real Madrid e foi eliminado com quatro pontos conquistados.
Data e horário das oitavas de final do Mundial de Clubes
- Palmeiras x Botafogo – 28/6 (sábado), às 13h, na Filadélfia
- Benfica-POR x Chelsea-ING – 28/6 (sábado), às 17h, em Charlotte
- Paris Saint-Germain-FRA x Inter Miami-EUA – 29/6 (domingo), às 13h, em Atlanta
- Flamengo x Bayern de Munique-ALE – 29/6 (domingo), às 17h, em Miami
- Inter de Milão-ITA x Fluminense – 30/6 (segunda-feira), às 16h, em Charlotte
- Manchester City-ING x Al-Hilal-ASA – 30/6 (segunda-feira), às 22h, em Orlando
- Real Madrid-ESP x Juventus-ITA – 1/7 (terça-feira), às 16h, em Miami
- Borussia Dortmund-ALE x Monterrey-MEX – 1/7 (terça-feira), às 22h, em Atlanta
A notícia Europa domina, mas três clubes são eliminados na fase de grupos do Mundial foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque