Cria do Atlético, o atacante Alisson está na lista dos 200 jovens mais promissores do mundo. O ranking foi elaborado pelo Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), nesta sexta-feira (29/8).
O estudo leva em consideração atletas com menos de 20 anos que possuem as melhores pontuações pelas partidas disputadas em 2025.
“A nota é a média de dois valores: um índice de desempenho calculado a partir dos dados coletados exclusivamente por nossos parceiros da Impect, e um índice de experiência que leva em conta os minutos jogados, ponderados pelo nível esportivo das partidas”, explica o CIES.
Alisson no ranking
Com base nesses critérios, Alisson, que está no Shakhtar Donetsk-UCR aparece em 90º lugar no ranking que é liderado pelo atacante Lamine Yamal, do Barcelona. O ex-jogador do Atlético é o quinto melhor brasileiro nessa lista, atrás de Estevão, Rayan, Pedrinho e Lucas Ferreira.
O jovem de 19 anos do Shakhtar tem 73.4 de rating, sendo 72.8 de experiência e 74.1 de performance.
Alisson vive um início de temporada arrasador pelo clube ucraniano, com quatro gols e cinco assistências em 10 jogos. Ao todo, são nove tentos e nove passes para companheiros marcarem.
Pelo Atlético, o atacante marcou quatro vezes e deu duas assistências antes de ser vendido por aproximadamente R$ 76 milhões.
Os melhores jovens do mundo no ranking do CIES
- Lamine Yamal (Barcelona – 18 anos)
- Pau Cubarsí (Barcelona – 18 anos)
- Zaire-Emery (PSG – 19 anos)
- Estevão (Chelsea – 18 anos)
- Mastantuono (Real Madrid – 18 anos)
Os melhores jovens brasileiros
- Estevão (Chelsea-18 anos)
- Rayan (Vasco -19 anos)
- Pedrinho (Zenit – 19 anos)
- Lucas Ferreira (Shakhtar – 19 anos)
- Alisson (Shakhtar – 19 anos)
A notícia Atacante revelado pelo Atlético aparece em lista de melhores jovens do mundo foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende