O Euro hoje, opera em alta de 0,42%, a R$ 5,3878.
Na Europa, as bolsas operam em elevação. O Dax, da Alemanha, sobe 0,70%; o FTSE, do Reino Unido, tem elevação de 0,90%; o CAC, da França, sobe 1,02%; o MIB, da Itália, avança 1,64%; já o Stoxx 600 possui variação positiva de 0,64%.
As ações dos bancos italianos se recuperaram um dia após o governo ter atenuado o peso da criação de um imposto inesperado sobre lucros excessivos anunciado no início da semana.
Analistas italianos estimaram que o anúncio na segunda-feira, de um imposto de 40% sobre o excesso de receita derivado de taxas de juros mais altas em 2023, representaria um golpe de 19% nos lucros líquidos no ano.
As ações do BPER Banca, Banco BPM, Intesa Sanpaolo, Finecobank e UniCredit caíram acentuadamente durante as negociações de terça-feira, eliminando mais de 9 bilhões de euros da capitalização de mercado do setor bancário italiano.
Em uma tentativa de acalmar o nervosismo do mercado, o Ministério das Finanças da Itália, Pier Paolo Padoan, foi à público na noite de terça-feira (8) que dizendo que o governo na verdade limitaria o imposto sobre a receita líquida de juros em 0,1% dos ativos ponderados pelo risco – apenas um quinto do nível que o Citi avaliou que poderia atingir.
O que é o Euro?
O euro é a moeda oficial da zona do euro. É adotada por 19 dos 27 países membros da União Europeia (UE) e foi formalmente introduzido no bloco como uma moeda única em 1999, ainda somente para transações, substituindo as moedas nacionais desses países algum tempo depois.
A moeda é gerenciada pelo Banco Central Europeu (BCE), que é responsável por definir a política monetária e a taxa de juros do bloco, além de emitir a moeda.
As notas e moedas do euro têm um design comum em todos os países da zona do euro, mas cada país pode ter uma face nacional.
Apesar do euro ter obtido uma grande aceitação na Europa, a ponto de provocar o desparecimento de outras moedas tradicionais (como o franco francês, o marco alemão, a lira italiana e o peso espanhol, dentre outras), nem todos os países da União Europeia adotaram o euro como sua moeda oficial. O caso mais emblemático foi do Reino Unido, que decidiu permanecer com sua libra esterlina, e não aderiu ao euro em 1999. Com o Brexit, no entanto, tornou-se um complicador a menos para a já difícil saída dos britânicos do bloco regional.
Como comprar o euro hoje?
Há várias maneiras de comprar euro. Veja abaixo algumas opções:
- Casas de câmbio: é possível comprar a moeda em uma casa de câmbio, estabelecimento especializado na compra e venda de moedas estrangeiras. Geralmente, as casas de câmbio oferecem cotações atualizadas das taxas de câmbio e permitem que a pessoa compre em dinheiro ou, em alguns casos, também por transferência bancária. É possível encontrar casas de câmbio em aeroportos, centros comerciais, áreas turísticas ou online;
- Bancos: outra opção é comprar em um banco. A maioria dos bancos permite que seus clientes comprem moedas estrangeiras, incluindo o euro, como parte de seus serviços de câmbio;
- Compra de euro online: também é possível adquirir online. Existem várias plataformas de câmbio virtuais que permitem a compra da moeda pela internet. Essas plataformas geralmente oferecem taxas de câmbio consideradas competitivas e permitem que possa comprar usando o pagamento por meio do cartão de crédito;
- Cartão pré-pago internacional: outra opção é obter um cartão pré-pago em euro, com créditos em euro que podem ser usado para fazer compras e saques em caixas eletrônicos na zona do euro;
Antes de comprar euro, é importante verificar as taxas de câmbio, as taxas e as comissões aplicáveis, e comparar as opções disponíveis para encontrar a mais conveniente e econômica para suas necessidades. Além disso, é sempre bom estar ciente das regulamentações e limites de câmbio vigentes em seu país de residência.
- Para o melhor câmbio, fale com a EQI Internacional!
Euro x dólar
O euro tenta se manter tão valorizado quanto o dólar, a moeda adotada internacionalmente como parâmetros para as transações internacionais e a formação de contas como a balança comercial de cada país.
O euro é amplamente utilizado na zona do euro, facilitando em muito o comércio entre os países do bloco, principalmente depois do pós-guerra, quando grande parte da Europa se viu em um processo de reconstrução, notadamente na Alemanha, então dividida entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Além disso, o euro também é aceito em alguns outros países e territórios como forma de pagamento.
Por outro lado, o dólar é amplamente aceito em todo o mundo e permanece como divisa de preferência nas transações internacionais. É aceito ainda como moeda de reserva em muitos países ao redor do mundo.
Euro x real
A moeda brasileira, o real, hoje tem uma paridade de R$ 5 para cada 1 euro, aproximadamente. Isso porque a moeda nacional, sendo de um país considerado emergente, que é o Brasil, possui muita volatilidade.
O euro é considerado uma moeda estável e é uma das principais moedas de reserva do mundo. Por outro lado, o real brasileiro sofre com as volatilidades intensas devido a fatores econômicos e questões políticas internas do Brasil.