
Prefeitura de BH propõe reajuste 5,92% para servidores em 2024
O anúncio foi realizado nessa quarta-feira (8/11) e ainda terá que ser aprovado na Câmara Municipal
compartilhe
Siga noA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou uma proposta de 5,92% aos servidores municipais para 2024. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (8/11), durante reunião com membros de sindicatos e de entidades representativas da categoria.
O projeto de lei ainda precisa ser aprovado em tempo hábil na Câmara Municipal (CMBH), para que a aplicação desse percentual seja feita de maneira gradativa. A proposta é que o pagamento seja feito em duas parcelas: metade na folha de agosto e o restante em dezembro de 2024.
O aumento beneficiará todos os 66,4 mil servidores, empregados e aposentados e pensionistas com paridade e contratos administrativos. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, a prefeitura reavaliou o cenário econômico e buscou alternativas para garantir essa proposta de reajuste.
09/11/2023 - 14:53 Como será o Carnaval 2024 em BH com a reforma da Praça da Estação? 09/11/2023 - 15:54 Vídeo: aparelho de academia cai em cima de homem em Minas Gerais 09/11/2023 - 15:31 Homem que já esteve em situação de rua conquista casa própria vendendo balas
"Esse percentual representa um esforço conjunto do município para continuar avançando nas políticas de valorização do funcionalismo, de maneira transparente e responsável, sem o comprometimento das políticas de atendimento à população", disse.
Etapas do processo
Reis explicou que há uma corrida contra o tempo em razão das restrições legais, que determinam que leis dessa natureza sejam publicadas até o início de abril de 2024. Entre esses processos, o o primeiro passo é a aprovação da proposta de reajuste por cada categoria, que deverá encaminhar o aceite formal do percentual oferecido até o final de novembro à PBH.
Leia também: Funcionários da PBH passam a receber reajuste salarial a partir de julho
Na sequência, o projeto de lei para o aumento será encaminhado à Câmara Municipal para votação dos vereadores. Assim que receber a redação final do Legislativo, a Prefeitura fará uma análise do documento, que seguirá para sanção do prefeito.