
Purple Drank: o que é a droga apreendida pela Polícia Civil em Ouro Preto
A Polícia Civil apreendeu mais de cem caixas de remédios controlados, receitas médicas com assinaturas falsas, cocaína e maconha
compartilhe
Siga noA Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu, nessa terça-feira (28/11), mais de cem caixas de remédios controlados, receitas médicas falsas, maconha e cocaína. Entre os medicamentos encontrados estavam desvenlafaxina, clonazepam, ritalina, codeína e outros. O material foi apreendido na casa do principal suspeito: um jovem de 17 anos, que está foragido.
A investigação começou a partir da desconfiança de uma rede de farmácias de Ouro Preto, na Região Central do Estado, onde aconteceu a ação. O delegado responsável pelo caso, Maurício Lauria, conta que a PC “recebeu a informação de uma rede de farmácias sobre a compra exacerbada de um certo remédio por um número de WhatsApp, sobretudo codeína”.
30/11/2023 - 15:53 Adolescente mata homem que correu atrás de criança no interior de MG 30/11/2023 - 16:22 Jovem tem cabelo cortado à força por amiga por ciúme do ex-namorado 30/11/2023 - 16:59 Itabirito: Justiça embarga obra de imóvel tombado que foi demolido
Ele diz que em pouco menos de um mês, houve "mais ou menos três compras” do remédio, que é derivado de um opióide. O delegado explica que é uma medicação muito forte, usada para fazer a chamada “purple drink”, ou bebida roxa, em português. “É dali que se deriva a morfina”, afirma.
Investigando o número de telefone pelo qual as compras eram realizadas, a polícia chegou até um homem de 24 anos, que foi preso e conduzido à delegacia. Porém, a partir do depoimento dele, descobriu-se que o principal suspeito é um jovem de 17 anos, que é quem vendia as receitas médicas com assinaturas falsas, além das drogas. Ele já era investigado pela Polícia Civil.
Em um mandado de busca e apreensão, os agentes foram até a casa do adolescente, onde foi encontrado o material apreendido. O menor não estava em casa e segue foragido. “Quem permitiu o nosso ingresso na casa, foi o pai”, conta Maurício.
O que é purple drink
A bebida roxa é feita a partir da mistura de xarope à base de codeína com refrigerante, e pode ou não trazer doces em sua composição. O medicamento é usado para tratar a tosse ou como analgésico. O drink também é conhecido por outros nomes: purple drank, sizzurp, syrup, dirty sprite e lean, que é o nome mais conhecido.
A bebida é popular no meio do rap e do hip hop americanos e também no Brasil, aparecendo até mesmo em letras de músicas, como na canção “Lean na Fanta”, do grupo Recayd Mob, e “Leans, Pt.2”, do rapper Yunk Vino, em que ele diz: “baby, eu só consigo dormir com lean”.
O rapper americano Lil Wayne, em 2016, quando a bebida se tornou popular, sofreu duas convulsões devido à ingestão da bebida com opióide enquanto voava em seu jatinho particular. Ele ia do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, em direção à Califórnia, quando precisou fazer um pouso de emergência em Nebraska. Wayne já havia sido internado antes pelo mesmo motivo, e também já citou a droga em músicas.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa