
Começam as obras de restauro da primeira estação ferroviária de Minas
Serviço no imóvel histórico de Chiador, na Zona da Mata, deverá durar 15 meses
compartilhe
Siga noA primeira estação ferroviária de Minas Gerais, localizada em Chiador, na Zona da Mata, começa a ser salva da destruição. A Eletrobras Furnas, patrocinadora da restauração do imóvel histórico, informa que iniciou a mobilização e a instalação do canteiro das obras, já podendo ser vistos tapumes e placas indicando os serviços no Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Estação Ferroviária de Chiador.
A Eletrobras Furnas adianta que teve início a análise dos projetos executivos apresentados pela empresa Minas Construções e Restaurações Ltda., contratada para a elaboração do projeto executivo e realização da obra, cujo prazo previsto para conclusão é de 15 meses. A estação foi inaugurada em 1869 pelo imperador dom Pedro II (1825–1891).
01/12/2023 - 13:22 Polícia Civil desmantela quadrilha que agia no interior mineiro 01/12/2023 - 13:36 Família afirma que mineiro morreu na Guerra da Ucrânia e pede ajuda 01/12/2023 - 13:53 Metrô terá alteração de horários neste fim de semana; saiba quais
Na cidade distante 342 quilômetros de Belo Horizonte, expectativa é grande para restauração da estação de trem. Depois de uma espera de décadas, que quase sepultou o que restou do prédio pioneiro do patrimônio ferroviário de Minas, os recursos estão assegurados pela Eletrobras Furnas, no valor de R$ 9,5 milhões. Em entrevista ao Estado de Minas, o secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Jaime Wojciuk, explicou que o espaço, a ser administrado pela prefeitura local, terá finalidade cultural e serviços, incluindo cafeteria, para atender moradores e turistas.
O contrato para o desenvolvimento do projeto executivo e execução dos serviços de restauro integral do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Estação Ferroviária de Chiador foi assinado pela Eletrobras Furnas em julho deste ano com a empresa Minas Construções e Restaurações Ltda.
Na cidade distante 342 quilômetros de Belo Horizonte, expectativa é grande para restauração da estação de trem
História
Inaugurado em 1869 por dom Pedro II e distante seis quilômetros do Centro da cidade, o imóvel histórico – antes pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e atualmente de propriedade da União, sob guarda do município – está no alvo das preocupações dos moradores. “Há 40 anos, lutamos pela recuperação da estação, um bem da nossa cidade e de Minas”, ressalta o jornalista Ailton Magioli. Para ele, o funcionamento do prédio, após o restauro, deverá fomentar a cultura e atrair visitante. “Queremos que a finalidade seja cultural e haja manutenção para não deteriorar novamente.”