
Observação de aves atrai olhares de turistas para Minas
Lugares onde a diversidade é alta e se tornam atrativo turístico são chamados de 'Hot Spots', como a Serra do Cipó
compartilhe
Siga noBiólogos já encontraram 820 espécies de aves em Minas Gerais, sendo 370 dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de acordo com dados levantados pelo portal Wikiaves. Observar a biodiversidade é um hobby praticado por pequenos grupos da capital e gera renda para um modelo de negócio focado em trajetos para ver pássaros.
Leia também: Prefeitura de BH anuncia criação do Centro de Referência das Culturas Urbanas
É o caso da "Minas Nature Turismo", que oferece um pacote de viagens a partir de listas de aves que o cliente deseja observar em Minas Gerais. Eduardo Franco, biólogo e guia, conta que a experiência é muito parecida com a de colecionar figurinhas de um álbum. “Ela é uma atividade democrática, só precisa de olhos e ouvidos”, conta o guia.
A maioria do público que busca o serviço é de fotógrafos. Muitos dos pedidos também são só para um cliente, mas a agência de viagens organiza trajetos para grupos de até três pessoas.
11/12/2023 - 17:06 Motorista do Porsche dirigia sem habilitação há 12 anos 11/12/2023 - 19:01 Suspeitos de roubar arma de investigador da polícia são presos na Grande BH 11/12/2023 - 19:15 MG: Homem precisa passar por cirurgia ao inserir cinco celulares no próprio ânus
Lugares onde a diversidade é alta e se tornam atrativo turístico são chamados de "Hot Spots". Na grande BH, um exemplo é a Serra do Cipó. “Lá existem aves endêmicas e que só são vistas naquela região”, conta Eduardo, que organiza duas viagens por mês de observadores para a Serra.
A rolinha do planalto (Columbina cyanopis) é uma ave criticamente ameaçada de extinção. Segundo o guia, ela ficou desaparecida por 75 anos e foi redescoberta em uma pequena cidade do Norte de Minas, Botumirim. “Hoje, pessoas de mais de 40 países visitam a cidade para ver essa espécie e existem cerca de 15 indivíduos conhecidos na natureza”, aponta Eduardo Franco.