
Agricultores de Minas podem vender seus produtos em site da Emater
A empresa lançou o site "É do Campo", que traz mercadorias de produtores rurais para todo o Brasil
compartilhe
Siga noO produtor rural agora tem a oportunidade de vender seus produtos no site “É do Campo”, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG), lançado na última quarta-feira (6/12). Além de aumentar a abrangência da clientela do produtor, a plataforma traz credibilidade aos produtos, que são vendidos com habilitação sanitária federal, estadual ou municipal.
Leia também: Mercadante diz que BNDES está captando R$ 36 bilhões no exterior
Até o momento, o site já conta com 250 produtos, de 40 agricultores mineiros diferentes. Por ora, a Emater tem o plano de incluir mais 60 agricultores na plataforma. Antes de ofertar seus produtos, os produtores rurais passam por um processo de capacitação, que explica o funcionamento do site, tratando de como cadastrar os produtos, receber os pedidos, enviar as mercadorias e emitir nota fiscal.
12/12/2023 - 14:17 Prefeitura de BH inaugura Memorial à Vida em homenagem às vítimas da COVID 12/12/2023 - 15:11 Defesa Civil emite alerta de chuva para Belo Horizonte 12/12/2023 - 14:51 Homem mata vizinho ao ser acusado de furtar cerveja
Os clientes podem comprar os produtos típicos de Minas pagando com cartão de crédito ou no PIX. Além da segurança da mercadoria, a habilitação sanitária acaba determinando também o alcance do item.
A coordenadora técnica estadual da Emater em Minas, Thiara Viggiano, explica que “quem possui a habilitação sanitária municipal, por exemplo, poderá vender apenas para o município onde produz. Mas a maioria dos produtos terá entrega para todo o Brasil, pois possui habilitação sanitária federal”.
Para vender a produção na plataforma, os interessados devem ir até um escritório da Emater e verificar se atendem aos requisitos de participação. Depois, preencher um cadastro e apresentar os documentos necessários de acordo com a mercadoria que se deseja vender. De acordo com a empresa, o site será atualizado semanalmente com novos produtos, à medida que os agricultores tiverem seus cadastros aprovados.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata