
Casa da Ópera de Ouro Preto, o mais antigo das Américas, é reaberto
Ouro Preto prepara uma noite de apresentações para a reabertura do Teatro Municipal de Ouro Preto, após restauração de elementos arquitetônicos e artísticos
compartilhe
Siga noO Teatro Municipal de Ouro Preto, mais conhecido como Casa da Ópera de Vila Rica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, será reaberto nesta sexta-feira (15/12) e inicia a retomada de apresentações.
Para restaurar os elementos arquitetônicos e artísticos do mais antigo teatro em funcionamento das Américas, inaugurado em 1770, foram gastos aproximadamente R$ 800 mil.
O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flavio Malta, conta que as obras de restauração começaram em outubro de 2022 e todas as características originais do prédio histórico mantiveram a integralidade.
Malta destaca a vinda de uma madeira que só é encontrada no estado do Pará para servir de sustentação do telhado.
“Só esse importante elemento levou 100 dias para chegar em Ouro Preto devido ao tamanho e à logística”.
14/12/2023 - 09:11 Cientistas descobrem ouro crescendo em árvores na Austrália 14/12/2023 - 09:45 O que é uma tempestade, como ela se forma e outras 7 perguntas sobre o fenômeno 14/12/2023 - 16:12 Justiça condena prefeito de Ouro Preto por improbidade administrativa
Além da restauração do telhado, foi instalada uma manta impermeabilizante para evitar infiltrações provenientes das chuvas e após essa selagem, o teatro passou por uma reforma completa na parte interna e externa.
Foram incluídos no projeto, pelas mãos do historiador Aldo Araújo, a restauração da pintura da boca de cena, que também é original do século XVIII.
A boca de cena envolve, também, as cortinas que passaram por um processo de higienização, o sistema de movimentação das cortinas e das bambolinas.
Na fachada da Casa da Ópera houve a recomposição dos elementos de pau-a-pique.Em relação à segurança, o secretário de Cultura e Turismo destaca que todo o sistema elétrico foi todo revisado e foi feito um novo sistema de combate a incêndio.
"A entrega da Casa da Ópera de Ouro Preto é importante não só para Minas Gerais, mas para o cenário cultural brasileiro. Todos os elementos restaurados favorecem para que o incentivo à cultura de Ouro Preto tenha o seu espaço".
Reabertura festiva
Aproveitando as festividades do Natal de Luz e História de Ouro Preto 2023, a reabertura do teatro acontece nesta sexta-feira (15), e será realizada, às 20h, a cerimônia de entrega das obras de restauro do Teatro Casa da Ópera.
Na sequência, às 21h, o grupo Maria Cutia ocupa o palco com o espetáculo “Auto da Compadecida”, com direção de Gabriel Vilella.
Por fim, a projeção mapeada “Teatro Mais Antigo das Américas” na fachada do local encerra a programação do primeiro dia de atividades.
No sábado e domingo os visitantes poderão visitar gratuitamente atrações como o 2º Encontro de Corais de Ouro Preto, com repertório de missas natalinas compostas ainda no século XVIII, e o espetáculo infantil O Baile do Menino Deus, com temática natalina.
Casa da Ópera de Vila Rica
A Casa da Ópera de Vila Rica, Teatro Municipal de Ouro Preto, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769 por João de Souza Lisboa e inaugurado em 6 de junho de 1770, no aniversário do Rei Dom José I, alcançando assim mais de 250 anos de história.
O teatro foi inaugurado com uma opereta escrita pelo poeta Cláudio Manuel da Costa, que tinha como tema a glória do monarca português. A opereta foi encenada por atores amadores da então Vila Rica, que se apresentavam nas peças de teatro locais.
Em sua concepção o teatro servia, como o nome indica, para abrigar óperas: obras teatrais que utilizem canções como a principal ferramenta narrativa da época. Com fachada singular, a Casa da Ópera possui espessas paredes de pedra e frontão triangular detalhado por elementos simbólicos esculpidos em pedra.
O hall de entrada serve, até hoje, como uma introdução espetacular do espaço extenso interno da estrutura: três pisos distintos, nos quais se distribuem plateia, camarotes, frisas e galerias, totalizando 300 lugares.