
Homens fogem ao serem flagrados despejando entulho em lote vago de BH
De janeiro a setembro deste ano foram registradas 2.355 autuações de descarte irregular de lixo e entulho em Belo Horizonte
compartilhe
Siga noDois homens fugiram após serem flagrado por uma equipe da Coordenadoria de Ação da Regional Norte (CARE Norte) despejando entulho em um lote vago, na tarde desta quinta-feira (28/12), no Bairro Xodó Marize, em Belo Horizonte. Eles dirigiam dois caminhões. Um deles já havia sido multado recentemente pelo crime.
O local usado de forma irregular como bota-fora fica na Rua Joaquim Clemente. Aos fundos do lote vago há um córrego. De acordo com os guardas municipais que atuaram na operação, dois caminhões estavam deixando o local quando as equipes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) chegaram. O motorista de um dos veículos arrancou e fugiu. Já o outro abandonou o caminhão e entrou em uma área de mata.
28/12/2023 - 18:39 Cliente que teria ofendido faxineira em shopping será investigada 28/12/2023 - 19:30 Caso de bebê encontrado morto em berço é investigado pela polícia 28/12/2023 - 19:31 Justiça concede liminar e impede aumento da passagem de ônibus em BH
“A Regional Norte vem tentando combater o descarte clandestino de entulho nesta área específica há mais de um ano. O dono do caminhão abandonado, inclusive, é suspeito de cometer essa infração de forma reincidente”, disse a chefe de gabinete da CARE Norte, Simone Andere.
Leia também: Preso homem que estuprava os próprios filhos
Ainda segundo os agentes, o mesmo caminhão foi multado recentemente pela prática, mas a situação do veículo já tinha sido regularizada. Como ele não estava mais com a carga de entulho ao ser abordado na ação, não foi possível realizar a apreensão. De acordo com a Legislação de Limpeza Urbana (Lei 10.534/2012), a multa para quem despeja resíduos em vias públicas, lotes vagos e encostas pode chegar a R$ 6.651,80.
De janeiro a setembro deste ano, 2.355 autuações de descarte irregular de lixo e entulho foram feitas na capital. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, os dados apresentam uma queda de 26,77% dos números de autuações, sendo que na época foram registradas 3.216 ocorrências. No entanto, o número de multas aplicadas subiu 17,em 2023, passando de 216 - no ano passado, para 254 este ano.
O descarte correto de entulhos e outros resíduos, como pneus, galhos e móveis velhos, deve ser feito em uma das 34 Unidades de Pequenos Volumes (URPV) instaladas em todas as regionais. Já para descarte de grandes volumes, é necessário contatar empresas licenciadas. Elas devem comprovar que esses volumes serão destinados para locais autorizados.