
BH: bacia evita transbordamento na Avenida Tereza Cristina neste domingo (31/12)
Regiões de Belo Horizonte foram atingidas por uma tempestade no último dia de 2023. Moradores precisaram ser resgatados pelos bombeiros
compartilhe
Siga noA Bacia de Detenção B5, ainda em construção na Região Oeste de Belo Horizonte, conseguiu evitar transbordamentos na Avenida Tereza Cristina durante tempestade na tarde deste domingo (31/12).
Segundo a Defesa Civil de BH, apesar de ainda estar em construção, já nas últimas etapas da obra, a estrutura funcionou para evitar transtornos no local. A bacia acumula às águas do Córrego Ferrugem, e quando concluída terá uma capacidade volumétrica equivalente a 274 milhões de litros d’água.
31/12/2023 - 18:40 Vídeo: homens nadam na Lagoa da Pampulha no último dia de 2023 31/12/2023 - 20:10 Chove forte em BH e região nas últimas horas de 2023 31/12/2023 - 19:00 Fuad lamenta assassinato de guarda municipal: 'Triste e revoltante'
Apesar da funcionalidade, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fez uma operação de bloqueio na avenida, movimento padrão para evitar qualquer tipo de problema. O local foi liberado para o trânsito de veículos e pedestres cerca de 1h30 depois.
Na Região Oeste, onde se encontra a bacia, choveu 27,8 mm nas últimas duas horas, o equivalente a 21,6% do esperado para todo o mês de dezembro. Na Pampulha, outra regional atingida pela tempestade, a precipitação chegou em 81,4 mm (24%).
Outros locais da capital mineira registraram ocorrências e inundações. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para quatro localidades, resgatando moradores na Rua Camila Maria, no bairro Lindéia, Região do Barreiro; na Avenida Abílio Machado, no Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste; na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro Dom Bosco, Região Noroeste; e na Rua Cristiano Otoni, no Bairro Santa Terezinha, Região da Pampulha.